Grande Belém

Missa oficializa elevação do Santuário São Judas Tadeu

Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém, presidiu a celebração, que reuniu e emocionou centenas de fiéis, na sede do templo sagrado, no bairro da Condor. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará
Dom Alberto Taveira, arcebispo metropolitano de Belém, presidiu a celebração, que reuniu e emocionou centenas de fiéis, na sede do templo sagrado, no bairro da Condor. Foto: Ricardo Amanajás / Diario do Pará

Alexandre Nascimento

A Arquidiocese de Belém instituiu a elevação da Paróquia de São Judas Tadeu, localizada na avenida Alcindo Cacela, no bairro do Condor, a Santuário. A dedicação da importante nomeação católica ocorreu na noite de ontem, no agora Santuário, em missa celebrada pelo arcebispo Dom Alberto Taveira, com grande presença de devotos do santo das causas impossíveis.

A paróquia de São Judas Tadeu integra a região episcopal de Sant’Ana, que realiza a devoção ao santo, assim como as pastorais das ilhas e ribeirinhos. Após 67 anos de existência, o templo sagrado foi elevado ao posto de Santuário. “A paróquia era um importante templo de evangelização e, será ainda mais agora que está sendo dedicada a Santuário”, declarou Dom Alberto Taveira.

PROGRAMAÇÕES

Ainda de acordo com o arcebispo, a evangelização por parte do agora Santuário São Judas Tadeu acontecerá de maneira mais intensa. “Agora, o Santuário irá promover celebrações eucarísticas diariamente, peregrinações e romarias, celebrações diárias do Sacramento, oração intensa, entre outros ritos do ministério católico”, completou Dom Alberto Taveira.

Presentes no evento, os devotos de São Judas Tadeu se emocionaram com a elevação da Paróquia a Santuário. “Sou devoto e frequentador da paróquia de São Judas Tadeu e saber que agora ela foi elevada a Santuário nos enche de orgulho por esse reconhecimento. Agora, teremos mais atividades eucarísticas para aumentarmos nossa fé em Cristo e Maria”, declarou Genésio Arruda, 66, devoto.

A Paróquia São Judas Tadeu é a terceira das oito regiões episcopais a ser elevada a Santuário. A dedicação faz parte do projeto da Arquidiocese de Belém em fazer com que cada uma das oito regiões episcopais passe a contar com um Santuário. Outras paróquias também devem passar pelo mesmo processo.