Grande Belém

Missa dos Santos Óleos reúne dezenas de fiéis na Sé

O momento que marca o início do tríduo pascal, contou com a participação de dezenas de fiéis, diversos sacerdotes e religiosos da capital paraense. Foto: Antonio Melo/Diário do Pará
O momento que marca o início do tríduo pascal, contou com a participação de dezenas de fiéis, diversos sacerdotes e religiosos da capital paraense. Foto: Antonio Melo/Diário do Pará

Wesley Costa

Seguindo a programação da Semana Santa montada pela Arquidiocese de Belém, foi realizada na manhã desta quinta-feira (6), na Catedral Metropolitana de Belém (Sé), a missa do Crisma ou também como é conhecida, a Missa dos Óleos Santos. O momento que marca o início do tríduo pascal, contou com a participação de dezenas de fiéis, diversos sacerdotes e religiosos da capital paraense.

A celebração presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa e concelebrada pelo Bispo Auxiliar, Dom Antônio de Assis Ribeiro, foi marcada por dois momentos importantes: A bênção dos Óleos Santos, que são os óleos do Crisma, dos Enfermos e Batismo, e a renovação das promessas sacerdotais, ocasião em que os presbíteros reafirmam os seus compromissos com a igreja católica.

foi realizada na manhã desta quinta-feira (6), na Catedral Metropolitana de Belém (Sé), a missa do Crisma ou também como é conhecida, a Missa dos Óleos Santos. Foto: Antonio Melo/Diário do Pará

Durante sua homilia, Dom Alberto destacou que observou um apelo da realidade que se encontra no início do plano arquidiocesano de pastoral, referindo-se a vida batismal. “O cristão é um outro cristo, marcado pela graça do batismo. Hoje nós queremos louvar, justamente, todas as pessoas que foram e serão batizadas, fazendo crescer a vida cristã”, disse.

“Dentro da liturgia, a páscoa é um momento muito belo para todos nós. É realmente incrível como percebemos fortemente o amor que Cristo tem por cada um. Não que em outros momentos ele seja menor, mas é um período em que eu, particularmente, me conecto ainda mais com essa fé e o que Jesus nos propõe como modelo de vida”, contou a auxiliar de enfermagem, Rosa Ferreira, 36.

A programação da Semana Santa segue até este domingo (9), quando é comemorado a páscoa. Outros ritos e missas serão celebradas em todas as paróquias, seguindo suas próprias programações.