Grande Belém

Ministros participam de plenária do orçamento participativo em Belém

Belém, Para, Brasil, CIDADES. PLENÁRIA DO FORUM DO PLANO PLURIANUAL ( PPA). LOCAL HANGAR. 19-06-2023 Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Belém, Para, Brasil, CIDADES. PLENÁRIA DO FORUM DO PLANO PLURIANUAL ( PPA). LOCAL HANGAR. 19-06-2023 Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

Carol Menezes

Criada com o objetivo de proporcionar espaço à sociedade civil organizada para debater políticas públicas prioritárias para o país e suas regiões, a caravana do Plano Plurianual Participativo (PPA) 2024-2027 esteve em Belém nesta segunda-feira (19), e trouxe ao Hangar – Convenções e Feiras, ministros, autoridades locais, gestores técnicos e convidados. Movimentos sociais que representam a sociedade civil lotaram o auditório e seus representantes abriram a programação expondo no palco as mais diversas demandas.

Além do governador do estado, Helder Barbalho (MDB), da vice-governadora Hana Ghassan (MDB), do prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL), de secretários de Estado, deputados e vereadores, estiveram presentes os ministros Márcio Macêdo (Secretaria-Geral da Presidência da República), Sílvio Almeida (Direitos Humanos e Cidadania), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades) e a ministra Simone Tebet (Planejamento e Orçamento).

“No momento em que se escuta a sociedade, se aperfeiçoa a peça orçamentária. A presença dos movimentos sociais aqui é o reconhecimento sobre essa decisão de ouvir de construir um PPA e peças orçamentárias participativas, para que o Brasil possa nos fazer enxergar. Chegou a vez de fazer a Amazônia ser vista, escutada e atendida, assim como ocorreu no Nordeste em relação ao centro-sul nos dois primeiros mandatos do presidente Lula”, discursou o chefe do Executivo estadual.

Waldez Góes afirmou que o atual presidente da República já resgatou a credibilidade do país fora do Brasil e está liderando ministérios especializados em regionalidades. “Não à toa os números já são transformadores, mesmo antes dos primeiros seis meses de governo”, justificou.

Silvio Almeida se disse honrado em participar de uma programação no Pará, e agradeceu a todos os presentes por terem ido ajudar a manter viva a democracia. “Estamos vivendo uma janela histórica, um momento especial que é essa construção participativa. Estamos juntando algo que dificilmente se junta: direitos humanos e orçamento. Estamos aqui para fazer acontecer de verdade as políticas dos direitos humanos”, anunciou o ministro da pasta.

“Hoje é o dia em que o Pará fala para o Brasil o que a gente pensa. O presidente Lula deu a oportunidade de a democracia falar mais alto, e por isso nós vamos discutir essa construção com todos, com os movimentos sociais, com todos os ministérios”, reforçou o ministro das Cidades, Jader Filho.

Por fim, a ministra Simone Tebet parabenizou pela oportunidade cívica a favor da democracia realizada em Belém. “Aqui nós falamos pouco e ouvimos muito. Quero dizer a vocês que a ordem que recebi do presidente foi a de incluir pobre no orçamento brasileiro. A primeira infância, a juventude, mulher negra de periferia, idosos, aposentados. O orçamento de 2024 será feito não por mim, ministra do Planejamento, mas pelo povo brasileiro”, concluiu.

Capitaneada por Macêdo e Tebet, as plenárias sobre o PPA estão sendo promovidas em todas as capitais brasileiras e chega a sua quarta rodada de visitas, desta vez nas regiões Centro-Oeste e Norte. De acordo com informações do Governo Federal, o Plano Plurianual será elaborado com a participação da sociedade para definir as metas, diretrizes e programas do governo para o ciclo dos próximos anos no Brasil.

Fotos: Wagner Almeida / Diário do Pará.
Os ministros puderam ouvir as demandas da sociedade a serem incluídas no PPA dos próximos anos FOTO: wagner almeida