Grande Belém

Meteorologia emite alerta de chuvas intensas em Belém

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial (alerta laranja) devido ao risco de chuvas intensas em Belém. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo potencial (alerta laranja) devido ao risco de chuvas intensas em Belém. Foto: Wagner Almeida / Diário do Pará.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu novo alerta de perigo potencial (alerta amarelo) por risco de chuvas intensas em Belém, de 10h45 desta terça-feira, 23, até as 10h de quarta-feira, 24. O Inmet repassou a informação para a Comissão Municipal de Defesa Civil de Belém (Comdec).

“Orientamos, principalmente para os bairros que ficam abaixo do nível do mar, que durante as fortes chuvas as pessoas desliguem seus eletrodomésticos e, se possível, evitem sair às ruas para não ter contato com água suja, que possa provocar doenças”, explica o presidente da Comissão de Defesa Civil de Belém, Claudionor Corrêa.

Outra recomendação da Defesa Civil Municipal é que as pessoas que, por algum motivo, estiverem na rua durante a chuva busquem abrigo em locais seguros, longe de árvores. Em qualquer situação de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 190.

De acordo com o Inmet, a intensidade das chuvas em Belém será entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia. A velocidade do vento também vai ser intensa, entre 40-60 km/h.

Maré alta

A Defesa Civil de Belém alerta ainda para o risco de as chuvas intensas ocorrerem no mesmo horário das marés altas previstas para a cidade, o que pode causar maiores transtornos à população.

A tábua de marés divulgada pela Marinha do Brasil indica que nesta terça-feira, 23, a maré alta em Belém será às 21h58, quando os rios baterão o nível máximo de 3.1 metros. Já na quarta-feira, 24, a maré alta vai ocorrer às 22h41 batendo também o nível máximo de 3.1 metros.