Grande Belém

Matrículas na rede municipal começam no dia 26 de dezembro

O objetivo é possibilitar a conclusão de mais de 3.590 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas em todo o país. Foto: Mácio Ferreira/Ag. Belém
O objetivo é possibilitar a conclusão de mais de 3.590 obras de infraestrutura escolar paralisadas ou inacabadas em todo o país. Foto: Mácio Ferreira/Ag. Belém

A rede municipal de educação prepara o corpo técnico das escolas para as matrículas do ano letivo de 2023. Durante toda esta semana, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) reúne com diretores de várias regiões administrativas de Belém para debater o calendário e afinar as estratégias de matrícula.

O calendário de matrícula da rede municipal se divide em duas etapas. A primeira é a de rematrícula de alunos que já são estudantes da rede (e que já foi realizada no período de 01 a 07 de dezembro).

Após a elaboração do mapa de ofertas de vagas para 2023, será realizada a segunda etapa, que é a da pré-matrícula para estudantes que ainda não fazem parte da rede. Esta etapa pode ser feita no site: prematricula.belem.pa.gov.br e será dividida em três fases:

Primeira fase: Estudantes com deficiência: de 26/12/2023 até 06/01/2023
Segunda fase: Estudantes sem deficiência: de 10/01/2023 até 20/01/2023
Terceira fase: Matrícula presencial nas unidades educativas que tiverem vagas remanescentes: 23/01/2023 até 24/01/2023.

Cadastro e documentação

Após o cadastro no site, os responsáveis devem imprimir a inscrição e levar a documentação original e cópia: histórico escolar; certidão  de nascimento; carteira de Identidade; comprovante de residência; foto 3×4; Número de Inscrição Social (NIS); carteira de vacinação das crianças; cartão do SUS; documento de comprovação de deficiência (se for caso).

O responsável que não tiver acesso à internet para realizar a pré-matrícula no site pode procurar a unidade em que deseja matricular o filho e solicitar a inscrição.

No caso das escolas conveniadas, a matrícula começará em 31 de janeiro de 2023, após a conclusão do chamamento público para as Organizações da Sociedade Civil (Oscs) e Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscips).