Grande Belém

Marinha resgata tripulante indiano de navio em Mosqueiro

Ele estava a bordo de um navio com bandeira de Singapura, que pediu socorro à Marinha do Brasil. Foto: Divulgação
Ele estava a bordo de um navio com bandeira de Singapura, que pediu socorro à Marinha do Brasil. Foto: Divulgação

A Marinha do Brasil realizou, por volta de 18h da última terça-feira (02), nas proximidades do distrito de Mosqueiro (PA), a evacuação médica de um tripulante indiano, 33 anos, que estava a bordo de um Navio Mercante (NM) de bandeira da Singapura.

O Serviço de Busca e Salvamento da Marinha no Norte do Brasil, com Centro Operacional subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval, em Belém (PA), foi acionado pelo NM após o tripulante inalar um gás nocivo e apresentar quadro de choque anafilático.

O Navio-Patrulha “Guarujá”, subordinado ao Comando de Patrulha Naval do Norte, foi enviado ao local, realizou a escolta do Navio Mercante e resgatou o enfermo, que realizou exames clínicos, recebeu cuidados do Oficial Médico e enfermeiro da Marinha, e foi mantido estável até a chegada na Base Naval de Val de Cães, por volta de 21h, de onde foi encaminhado para um hospital na capital paraense.

O Navio-Patrulha “Guarujá”, subordinado ao Comando de Patrulha Naval do Norte, foi enviado ao local. Foto: Divulgação

“A Marinha acionou o Navio, como parte da sua estrutura de Busca e Salvamento, para realizar a evacuação do tripulante, que àquele momento necessitava de atendimento médico de urgência. Fizemos o transbordo do paciente, que foi estabilizado por nossa equipe. Pudemos, assim, prestar rapidamente o socorro e encerrar essa ação que salvou uma vida”, disse o comandante do Navio-Patrulha “Guarujá”, Capitão-Tenente Diego Abreu.