Círio de Nazaré

Marinha divulga regras para o Círio Fluvial 2023; veja como participar

Cerca de 300 embarcações devem participar do Círio Fluvial no trecho da Baía do Guajará entre o distrito de Icoaraci e a Escadinha da Estação das Docas. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Cerca de 300 embarcações devem participar do Círio Fluvial no trecho da Baía do Guajará entre o distrito de Icoaraci e a Escadinha da Estação das Docas. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Wesley Costa

A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 4ª Distrito Naval, realizou na manhã desta sexta-feira (15) uma coletiva de imprensa para divulgar as regras de segurança e do tráfego das embarcações que devem participar do Círio Fluvial 2023. Durante o encontro, foi divulgado ainda o concurso de ornamentação dos barcos e o aplicativo NAVSEG, que visa reforçar a segurança da navegação em todo o país.

Para garantir maior segurança aos participantes do Círio Fluvial, a Companhia dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) será responsável por coordenar todo o tráfego de embarcações durante a procissão nas águas da baía do Guajará. Um dos primeiros pontos ressaltados pela marinha é de que as embarcações sem inscrições na CPAOR estarão proibidas de trafegar.

Além disso, todas as embarcações cadastradas também ficarão proibidas de adentrarem o cordão de isolamento que será colocado em torno do Navio Garnier Sampaio, que conduzirá a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré pelo 23º ano. Ao todo, mais de 250 militares vão estar atuando ao longo de todo o trajeto, dando apoio na segurança da navegação e exercendo atividades de fiscalização.

Segundo o Vice-Almirante e Comandante do 4ª Distrito Naval, Antônio Capistrano de Freitas Filho, o maior desafio é fazer com que as pessoas realmente sigam, pontualmente, todas as regras de ordenamento impostas para o momento. “Sei que é um momento que todos se emocionam, mas não podemos esquecer do principal que é a segurança. O próprio evento de ter Nossa Senhora de Nazaré sendo transportada por um navio na Baía de Guajará já é lindo. Porém, se cada um tiver a educação de seguir o que for orientado pela marinha e demais órgãos, tudo acontecerá da mais perfeita forma”, disse.

O capitão de Mar e Guerra, e dos Portos da Amazônia Oriental, Ewerton Rodrigues Calfa, pede para que as pessoas façam o registro das embarcações o quanto antes. “Há uma demanda grande que se concentra nos últimos dias. Então, corre o risco dessa vistoria não ser feita nesses dias que antecedem a romaria. Caso ocorra, a embarcação não estará apta a participar. Por isso, precisamos que as pessoas se antecipem e compareçam logo desde o primeiro dia de inscrições”, alertou.

Assim como ocorre na procissão do grande domingo, a romaria fluvial também se tornou parte importante para a economia e o turismo do Estado. “Esse ano temos uma perspectiva de receber, aproximadamente, 80 mil turistas que vão injetar na economia em torno de R$ 150 milhões. Esse número representa um crescimento de 33,7% em relação ao ano passado. Então, além de derramar a sua divina graça e bondade, Nazainha”, também ajuda a injetar recursos que melhoram a qualidade de vida”, pontuou o secretário de Estado de turismo, José Eduardo Pereira da Costa.

Por fim, a Marinha salientou que os participantes do Círio Fluvial devem seguir à risca as regras de segurança de tráfego aquaviário. “Em hipótese alguma será permitido o tráfego com embarcações superlotadas, principalmente em rabetas e canoas. Todos os ocupantes deverão estar utilizando coletes salva-vidas. Além disso, crianças menores de 12 anos estão proibidas de serem transportadas em balsas e motos aquáticas”, afirmou o Capitão dos Portos da Amazônia Oriental.

Durante o encontro, foi divulgado ainda o concurso de ornamentação dos barcos e o aplicativo NAVSEG, que visa reforçar a segurança da navegação em todo o país. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

A marinha lembra ainda que a população também pode ajudar na fiscalização, informando qualquer tipo de anormalidade ou desrespeito às regras divulgadas. Para entrar em contato com a CPAOR basta ligar para o número 185.

As inscrições de embarcações para o Círio Fluvial 2023 poderão ser realizadas de forma gratuita, de 18 de setembro a 04 de outubro, na sede da CPAOR, localizada na Rua Gaspar Viana, 575 – Reduto, em Belém. O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30. Mais informações pelo telefone (91) 3218-3950.

Confira os documentos necessários para realizar a inscrição de embarcações:

 Cópia do TIE;

  • Habilitação válida do condutor (CIR

ou CHA);

  • Cópia do CSN (quando aplicável);
  • Termo de responsabilidade; e
  • Estudo de estabilidade c/ART para embarcações adaptadas ao transporte de passageiros.

O Aplicativo

O NAVSEG é um aplicativo gratuito que trará mais praticidade e segurança a condutores e passageiros de embarcações que navegam nas Águas Jurisdicionais Brasileiras. A iniciativa chega para otimizar as ações da Marinha do Brasil no incremento da segurança da navegação, especialmente das embarcações de esporte e recreio. A ferramenta está disponível para download nas lojas de aplicativos com versões disponíveis para Android e IOS.