A Justiça Eleitoral realizou na manhã desta segunda-feira (13) a retotalização dos votos da eleição municipal de 2024 em Marabá, no sudeste do Pará. Com a invalidação dos votos do partido Republicanos, o primeiro suplente Marcos Paulo da Agricultura (PDT) foi confirmado como novo vereador do município. A informação é do Correio de Carajás.
O ato ocorreu no Cartório Eleitoral de Marabá, presidido pela juíza Adriana Divina da Costa Tristão, titular da 23ª Zona Eleitoral, e acompanhado pela promotora de Justiça Jane Cleide Silva Souza, além de membros da Junta Eleitoral, representantes da OAB e servidores da Justiça.
Segundo o Correio de Carajás, o sistema eleitoral foi acessado com senha fornecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e os votos do Republicanos foram oficialmente invalidados, resultando na geração automática de um novo quadro de eleitos.
A recontagem não alterou o resultado para os demais parlamentares, mas confirmou a efetivação de Marcos Paulo, que era o primeiro suplente geral da coligação.
Com a decisão, o vereador Miterran Feitosa, único eleito pelo Republicanos, perde o mandato, embora já tenha anunciado que recorrerá às instâncias superiores.
A juíza Adriana Tristão informou que Marcos Paulo está apto a retirar o diploma de vereador no próprio cartório e poderá assumir o mandato assim que a Câmara Municipal de Marabá for oficialmente comunicada pela Justiça.
Novo Vereador de Marabá
Natural de Marabá, Marcos Paulo Eleres, conhecido como Marcos Paulo da Agricultura, recebeu 2.342 votos nas eleições de 2024. Antes de ingressar no Legislativo, atuou como servidor na Secretaria Municipal de Agricultura, onde ganhou destaque por seu trabalho junto ao setor produtivo rural.