Grande Belém

Malhação de Judas: 20 mil devem malhar os 'traíras' na Cremação

A programação popular começou com os velórios dos bonecos na sexta, 7, e vai até este sábado, 8, quando são realizadas as brincadeiras com as crianças do bairro. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará
A programação popular começou com os velórios dos bonecos na sexta, 7, e vai até este sábado, 8, quando são realizadas as brincadeiras com as crianças do bairro. Foto: Antônio Melo/Diário do Pará

Cerca de vinte mil pessoas são aguardadas na festa da malhação de Judas, no bairro Cremação, em Belém, na tradicional programação de Semana Santa em que algumas personalidades da sociedade, além de temas polêmicos, são simbolizados em bonecos como os traidores do povo, numa analogia ao gesto do apóstolo Judas Iscariotes, apontado como o traidor de Jesus Cristo e responsável por sua ida para o calvário.

A programação popular começou com os velórios dos bonecos na sexta, 7, e vai até este sábado, 8, quando são realizadas as brincadeiras com as crianças do bairro.

Segundo os moradores, somente em torno da avenida Fernando Guilhon, existem cerca de seis associações que promovem a manifestação cultural.

O Grupo de Amigos Malhadores de Judas da Cremação (Gamajuc), que existe há 10 anos na avenida Fernando Guilhon, é um dos que tem se preparado. No barracão do grupo, todos os bonecos já estão confeccionados e a expectativa é grande para os dois dias da manifestação. “É uma tradição, por isso damos atenção há mais de um mês para garantir a diversão de todos os envolvidos”, disse Roberto Sena, presidente da Gamajuc.

A Associação de Malhação de Judas da Conceição, também na Cremação, existe há 35 anos, e também vive a expectativa pelas manifestações. “Somos 12 pessoas envolvidas no nosso barracão confeccionando os bonecos de Judas. Estamos empenhados nisso há mais de 15 dias, para não deixarmos de viver essa tradição aqui na Cremação”, declarou Alberto Cantanhede, presidente da associação.

A malhação de Judas já é uma tradição no bairro da Cremação. Segundo os moradores, somente em torno da avenida Fernando Guilhon, existem cerca de seis associações que promovem a manifestação cultural.

“Nosso bairro vive isso, por isso a existência de tantas associações que promovem a malhação do Judas. Não é por acaso que os dois dias de evento já fazem parte da programação cultural da Prefeitura de Belém e, entre todos os grupos, consegue reunir mais de 20 mil pessoas na avenida Fernando Guilhon”, disse José Ricardo, um dos responsáveis pelo evento.

As apresentações das associações enfatizam temáticas sociais, como críticas a políticos, combate a preconceitos, entre outras questões. “Nosso tema esse ano irá abordar o combate ao racismo, intolerância religiosa, mostrar a importância da mulher e outras pautas sociais que precisam ser adotadas para tornar nosso mundo melhor”, acrescentou Roberto Sena, presidente da Gamajuc.

SEGURANÇA E TRÂNSITO

A Guarda Municipal de Belem (GMB) disse que um efetivo de 95 homens vai trabalhar durante o feriado da Semana Santa, em especial na malhação de Judas, que concentra maior número de pessoas na rua Fernando Guilhon, no bairro da Cremação. Seis motos e três viaturas serão distribuídos estrategicamente em toda a extensão da avenida e adjacências.

A presidente da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), Inês Silveira, anunciou que, além de disponibilizar agentes culturais, a Prefeitura de Belém fornecerá a estrutura de logística e apoio de infraestrutura, como banheiros químicos, palcos e sonorização para o dia do evento.

Tradição

“Belém tem uma tradição de mais de cinquenta anos com essa cultura popular e a prefeitura de Belém, por meio da Fumbel, não poderia deixar de dar esse apoio através desse edital que nós estamos inaugurando após o período pandêmico”, concluiu Inês.

Para garantir a segurança do trânsito durante as comemorações das festividades da Malhação de Judas, a rua Engenheiro Fernando Guilhon, entre as avenidas Alcindo Cacela e Generalíssimo Deodoro, no bairro Cremação, ficará temporariamente interditada nesta sexta-feira, 7, e no sábado, 8.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) determinou o desvio provisório dos itinerários das linhas de ônibus que trafegam no cruzamento interditado, da seguinte forma:

Desvios

A linha 631 (Marex-Ver-o-Peso), no sentido centro-bairro, seguirá pela Av. Fernando Guilhon, Tv. Quintino Bocaiuva, Rua dos Mundurucus, Av. Alcindo Cacela, Av. Fernando Guilhon, a destino.

Já a linha 229 (Pedreira-Condor), sentido centro-bairro, fará o percurso pela Trav. 9 de Janeiro, Av. Fernando Guilhon, Av. Alcindo Cacela, Av. Padre Eutíquio, a destino. A medida entra em vigor a partir das 18h desta sexta-feira, 7, e vai até as 13h do sábado, 8. (Com informações da Agência Belém)