Irlaine Nóbrega
Os lojistas do Centro Comercial de Belém já estão preparados para as vendas do 2º trimestre de 2024. Com datas comemorativas importantes ao comércio, a expectativa é que a procura de produtos para o Dia das Mães, Quadra Junina e Dia dos Namorados fique bastante aquecida no período.
A primeira semana de abril foi marcada pela mudança da exposição de algumas vitrines do centro comercial. Com expectativa de grande saída, as lojas já readequaram o estoque de itens e presentes para as principais datas. Devido à comemoração “adiantada” da Páscoa, esse ano em março, os lojistas já esperam por boas vendas já nas próximas semanas.
O Dia das Mães é a segunda data que mais movimenta as vendas de uma loja de presentes e decorações, na travessa 13 de maio. Por lá, as flores são o carro chefe para a data, seguida dos nécessaires, garrafas, louças e almofadas personalizadas. De acordo com a gerente de vendas Sheila Costa, 48, a antecedência para expor os produtos deve garantir boas vendas esperadas para o trimestre.
“A gente aposta todas as nossas cartas para essa data. Colocamos com antecedência porque já temos clientes fiéis que nos cobram os produtos. A cada ano que passa, as nossas clientes se antecipam mais porque vendemos para o público que trabalha biscoitos, chocolates e cestas e precisam preparar antecipado. Nós saímos de uma data comemorativa e já entramos em outra”, afirma Sheila.
Por isso, logo após a comemoração das mães, a loja já ganha nova decoração, referente ao Dia dos Namorados, outra data que também movimenta bastante o comércio. “Os Namorados também é uma data bem procurada e nós já estamos nos preparando. Nós trabalhamos com flores nas duas datas, então já estão disponíveis. A gente sempre vende muitas flores nessas duas ocasiões e a nossa expectativa é que se mantenha assim esse ano”, disse a gerente.
JUNINA
Logo após a Páscoa, uma loja de fantasias já se prepara para a Quadra Junina, quando o empreendimento aposta alto em roupas e adereços característicos da época. Segundo o gerente Iury Halliday, 26, o festejo de São João é uma das datas que mais movimentam a venda do estabelecimento, ficando atrás apenas do Halloween.
Por isso, a arrumação da loja com o estoque junino, ainda no mês de abril, deve garantir a tão esperada procura pelos produtos. “A gente se prepara o ano todo para receber os clientes na quadra junina, deixamos tudo guardado para quando passar a Páscoa já expor para eles. Esperamos bastantes por esse período, é um investimento alto. Já temos algumas fantasias de festa junina e carimbó, mas ainda está sendo feita a preparação maior da loja”, reforça Iury.