Diego Monteiro
Após as festas de Natal e Fim de Ano, as lojas nos shoppings de Belém iniciaram o processo de queima de estoque para dar espaço a novas mercadorias para este ano. Sabe-se que em janeiro, é comum que essas lojas adotem essa prática, oferecendo descontos que podem variar de 10% a 70% em itens que abrangem diferentes categorias, desde maquiagem e calçados até roupas e perfumaria.
Mesmo com a queda nas vendas neste mês, os vendedores, em entrevista ao DIÁRIO, foram unânimes ao afirmar que o movimento está melhor neste ano em comparação com o mesmo período de 2023. “Até o momento registramos um aumento entre 5% a 7%. Pode parecer pouco, mas para um mês tradicionalmente mais fraco em faturamento, o resultado é maravilhoso”, afirma Cláudio Vagner, 29.
Cláudio atua como consultor de vendas em uma loja de calçados femininos, que lançou a campanha “Bota Fora”, proporcionando descontos de até 50% nos produtos. “Muita gente não compra no Natal e deixa para fazer isso nesse período, pois sabe que sempre há promoções aqui na loja. E nós, é claro, aproveitamos para conseguir realizar vendas neste mês desafiador para o comércio”, completa.
Nas diversas opções de lojas de cuidado pessoal, os consumidores encontram preços promocionais nas conhecidas plaquinhas vermelhas, com itens que podem chegar a 50% de desconto. “Tem saído bastante batom e produtos para o rosto. Em relação à redução no valor, há produtos que normalmente custam R$ 97, mas, devido à liquidação, estão por R$ 48”, detalha a auxiliar de loja, Vitória Souza, 25.
Mas é possível obter preços ainda mais atrativos. “Tem produtos mais em conta, que custam R$ 47,90 e ficam por R$ 27,90. Esse é o melhor momento para poder renovar seus kits, pois é o que eu sempre falo: ‘ano novo, produtos novos’. Além disso, para gente, que vive de vendas, acaba sendo um mecanismo para atrair as clientelas, até quem está com as finanças apertadas”, acrescenta Vitória.
Pagamento
Para quem aguardou por esse momento para renovar o guarda-roupa com peças íntimas, há diversas oportunidades quando o tema é: condições de pagamento. Nesse caso, os consumidores podem ter uma redução adicional além dos descontos anunciados nas vitrines, mediante pagamento à vista, seja em dinheiro ou via PIX, ou, se preferirem, parcelar no cartão de crédito.
Layla Brito, assistente de marketing de 21 anos, revelou estar satisfeita com o movimento. “Não podemos esperar muito do mês de janeiro, mas também não tenho do que reclamar. O nosso destaque nas vendas com descontos nesta semana tem sido calcinha, sutiã e fantasias em geral. Mas tem que correr, pois assim como na minha, em outras lojas do shopping a liquidação acaba neste domingo”, conclui.