Carol Menezes
Encerrado no dia 12 o prazo para julgamento dos 1.060 pedidos de registro de candidatura por parte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Estado, a Secretaria Judiciária do órgão confirmou que o Pará deverá ter um total de 956 candidatos concorrendo aos cargos de governador(a), senador(a), deputado(a) federal e deputado(a) estadual nas Eleições 2022. O primeiro turno está marcado para daqui a pouco mais de duas semanas, dia 2 de outubro, domingo que antecede a principal procissão do Círio de Nazaré, e terá locais de votação em todos os 144 municípios paraenses.
Este ano, 70 pedidos de candidatura foram indeferidos, e em outros 34 houve renúncia do próprio pretenso candidato. Segundo o TRE, os motivos de indeferimento mais comuns são falta de quitação eleitoral, falta de filiação partidária, contas rejeitadas por tribunal de contas, falta de documentos essenciais, dentre outros.
AUMENTO
Ainda cabe recurso no caso das candidaturas indeferidas, que vai variar a depender do tipo de julgamento. A parte que recorrer nesta situação vai permanecer sub judice, podendo realizar sua campanha e terá a validade
de seus votos condicionada ao posterior deferimento do pedido.
Apesar de algumas oscilações entre um pleito e outro, é possível dizer que o número de candidatos que se inscrevem para participar das eleições gerais no Pará vem crescendo nas últimas duas décadas. Na comparação entre 2018 e 2020, o quantitativo de pessoas que tiveram o registro aprovado pela Justiça Eleitoral aumentou em 17,5% – foram 813 aptos há quatro anos. Esse percentual aumenta para quase 56% na comparação da eleição deste ano com a de 2002, quando apenas 613 candidatos concorreram.