Clenilda Maciel tem 26 anos e está à espera do primeiro filho, Heitor. Nilda, como gosta de ser chamada, faz doces e salgados para ajudar na renda da família, mas aos sete meses de gravidez ela está em pleno processo de capacitação em um segmento que há muito tempo queria explorar: a estética.
Nilda faz parte do Projeto Aurora, criado e desenvolvido pelo Instituto Ambient, que oferta cursos de qualificação à mulheres grávidas e mães em condições de vulnerabilidade social, através de formação profissional e noções de empreendedorismo.
A futura mamãe, que já fez o curso de cabeleireira, agora participa da turma de design de sobrancelhas e extensão de cílios, cursos que ela vinha adiando há tempos pela falta de dinheiro.
“Era o curso do meus sonhos, mas eu já tinha desistido de me capacitar nessa área devido o alto custo das horas aulas particulares. Fiz várias pesquisas e orçamentos, até cheguei a me inscrever, mas o valor era alto e o tempo de duração bastante longo, com aulas só uma vez por mês”, explicou.
Para Nilda e outras centenas de mulheres que chegam ao Instituto Ambient, a capacitação gratuita é a oportunidade de ter uma renda que ajude no sustento da família e com atividades que elas poderão desenvolver em casa mesmo, considerando que em alguns meses estarão com um bebezinho nos braços.
“É uma área da beleza que diversas mulheres procuram, principalmente, nos finais de semana, feriados, datas comemorativa… E com a capacitação vou poder atendê-las e já vai ser uma grana extra que vai entrar. Os cursos são uma ótima chance de me aprimorar mais e ajudar outras pessoas na sua autoestima. O interessante também é que as clientes vão poder vir até mim já que eu vou estar com um bebê pequeno”, conta a mãe de Heitor.
Para Roberta Lima, esteticista e cosmetóloga e coordenadora dos cursos de Estética no Instituto Ambient, fazer parte do projeto é uma experiência engrandecedora e que contribui para ajudar no empoderamento feminino. “A maioria chega ao projeto com diversos relatos e vivências, inseguras de sua independência financeira. Nós também trabalhamos isso e após o curso continuamos a incentivá-las a acreditar no próprio potencial e na possibilidade de empreender, continuando esse processo de crescimento”, pontua Roberta.
Atualmente, o projeto Aurora disponibiliza 154 vagas nos cursos de capacitação nas seguintes áreas: Design (12 vagas, em andamento); Cabeleireiro (7 vagas, com inicio na segunda -feira, 19/02); Panificação (35 vagas, inicia em março); Culinária Básica (35 vagas, inicia em março); Manicure (21 vagas, iniciando segunda-feira,19/02); Manicure ( 7 vagas, iniciando em11/03); Informática (7 vagas, iniciando em 11/03); Informática (30 vagas, previsto para iniciar em março).
Para maiores informações, as grávidas interessadas em fazer os cursos podem entrar em contato pelo 98537-9641(também WhatsApp)