Grande Belém

Igreja dá início à Quaresma

FOTO: Antonio Melo
FOTO: Antonio Melo

Alexandre Nascimento

Com o fim de mais um Carnaval, marcado por blocos, desfiles de escolas de samba e outros festejos, e que segundo a tradição católica é considerado um período profano, chegou o tempo de reconciliação com a fé. O momento foi celebrado na noite de ontem (14), na Missa de Imposição de Cinzas, na Catedral Metropolitana de Belém, que marca o início da Quaresma – os 40 dias de preparação para a Páscoa, que marca a ressurreição de Jesus Cristo, segundo as crenças cristãs.
“Essa celebração representa que precisamos ter o olhar voltado para a frente, que temos que pedir perdão e procurar nos reconciliar com Deus. A motivação disso é a nossa fé que Jesus é nosso salvador, condição a ser celebrada na Páscoa, a contar daqui a 40 dias”, declarou Dom Alberto Taveira, arcebispo de Belém e celebrante da missa.
“Dessa forma, que possamos nos preparar daqui para frente, para a Páscoa que representa a ressurreição de Jesus. Por isso, nesta Quaresma entremos em reconciliação com Deus por meio da oração, jejum e penitência, que tem o significado real de estarmos decididos de voltar nossas mentes e corações para adorar a Deus”, completou Dom Alberto Taveira.
O ponto alto da celebração envolveu o momento em que o arcebispo e os demais padres presentes abençoaram os devotos por meio da marcação de uma cruz nas testas com as cinzas, que são feitas da queima dos ramos que foram usados no Domingo de Ramos do ano passado. Na ocasião, os fiéis se enfileiram, alguns até com crianças no colo, para receberem o símbolo que representa a conversão e penitência para os católicos.
“Estivemos envolvidos no carnaval, a ponto de viajarmos até o interior do Estado para curtir os bloquinhos, comer e beber. Agora, o momento é de procurar a Deus que é responsável por todas as bênçãos. Que possamos reconhecer que somos insignificantes e pecadores, e que só podemos ser abençoados se buscarmos a Deus”, disse Geisiane Alencar, 45 anos, massoterapeuta.
“Vim receber a marcação da cinza na minha testa e trouxe minha filha de apenas 3 anos também, porque devemos a vida a Deus que enviou seu filho Jesus para nos salvar. Que a gente saiba ter o sentido da Quaresma, que é nos purificar e viver para agradecer e viver esse momento de fé”, concluiu Emerson Thiago, 33 anos, personal.