Grande Belém

Igreja Católica celebra São José Operário na segunda-feira

Santo, que é pai adotivo de Jesus, é celebrado em várias paróquias. Foto Wagner Santana/ Diário do Pará 19-03-2019.
Santo, que é pai adotivo de Jesus, é celebrado em várias paróquias. Foto Wagner Santana/ Diário do Pará 19-03-2019.

Ana Laura Costa

No dia 1º de maio, próxima segunda-feira, a Igreja Católica celebra o dia de São José Operário, padroeiro dos trabalhadores e da família, coincidindo com o Dia Mundial do Trabalho. Na data, milhares de brasileiros recorrem ao santo para interceder ou agradecer por uma graça alcançada envolvendo questões trabalhistas.
Neste ano, a festividade que ocorre na Paróquia São José Operário, no bairro do Icuí-Guajará, em Ananindeua, desde o dia 23 de abril e segue até segunda-feira (1), tem como tema “São José, ensina-nos a viver a vocação, graça e missão”.
No dia de São José Operário, a programação inicia às 7h com procissão saindo da Comunidade Santa Luzia, com destino à Igreja Matriz de São José, onde será realizada a Santa Missa presidida pelo pároco Padre Ailton Melo Teixeira.
Às 19h, os fiéis, visitantes e trabalhadores podem participar da Missa Solene, conduzida por Dom Alberto Taveira Corrêa, Arcebispo de Belém. Em seguida, os festejos continuam com apresentações culturais e vendas de comidas típicas. “Todos os anos muitas pessoas participam das celebrações realizadas em alusão a São José Operário e, neste ano, acreditamos que não será diferente. Estamos aguardando um grande número de fiéis e visitantes para festejarmos juntos e seguirmos o exemplo de trabalho, justiça e cuidado com a família que São José Operário deixou”, disse o padre Ailton Melo.

O Santo
Na tradição católica, São José é pai adotivo de Jesus Cristo, esposo da Virgem Maria. Segundo as escrituras, ele participou da criação e educação de Jesus, sustentando sua família com seu trabalho — Na Galiléia, São José era carpinteiro e inclusive ensinou a profissão a seu filho, que a praticou durante um período.
Patrono universal da Igreja Católica, São José é um exemplo a ser seguido pois buscou em tudo cumprir a vontade de Deus, assumindo com fé coragem a sua vocação como tutor de Jesus, colaborando na realização dos grandes mistérios divinos no plano da salvação.
Sendo assim, em uma sociedade materialista, que divide as pessoas pelo tipo de trabalho e que valoriza o ser humano pelo o que recebe, no dia 1º de maio, exalta-se o valor humano e cristão do trabalhador.

Demais celebrações

*São José também é celebrado dia 19 de março, por ser pai adotivo de Jesus, padroeiro da família e dos pais e patrono da Igreja Católica. Portanto, nas paróquias de São José nos bairros do Umarizal e de Canudos, em Outeiro, em Belém, e de Águas Lindas, em Ananindeua, haverá Missa Solene na segunda-feira (1). Confira:

*Paróquia São José Esposo de Maria – Distrito de Outeiro (rua Flamengo, s/n, bairro do Água Boa, Ilha de Caratateua). Missa às 19h, presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belém.

*Paróquia São José – Umarizal (rua Domingos Marreiros ,104, Umarizal), missa ao longo do dia, às 7h, 11h, 17h e 19h.

*Paróquia São José de Queluz – Canudos (rua Cipriano Santos, 311), missa às 6h30 e 19h.

*Paróquia São José dos Verdejantes – Águas Lindas (Conjunto Verdejantes, travessa terceira, s/n), haverá Missa Solene será às 19h.