Grande Belém

Horto Municipal conta com ponto de coleta de lixo eletrônico

O primeiro ponto de coleta de lixo eletrônico na cidade fica localizado dentro do Horto Municipal FOTO: Irene Almeida
O primeiro ponto de coleta de lixo eletrônico na cidade fica localizado dentro do Horto Municipal FOTO: Irene Almeida

Wesley Costa

Recentemente, Belém deu um importante passo em direção à sustentabilidade ambiental com a instalação do primeiro ponto de coleta de lixo eletrônico na cidade. Localizado na Praça Milton Trindade, o Horto Municipal, como também é conhecida, esse é o primeiro ponto fixo para o descarte desses tipos de resíduos, A iniciativa, além de desempenhar um papel fundamental na conscientização de preservação do meio ambiente, também contribui para economia circular.

Com o avanço da tecnologia e a chegada de aparelhos cada vez mais modernos, é natural que vários equipamentos caiam em desuso e a quantidade de lixo eletrônico aumente significativamente. Porém, muitas vezes, a falta de informação leva as pessoas a descartarem incorretamente esses materiais, o que resulta em vários danos ambientais e também à saúde pública.

Por isso, a instalação desse ponto de coleta é um passo importante para lidar com essa questão, disse a titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Christiane Ferreira. Segundo ela, o ponto vem sendo bastante procurado pela população. “Somente na primeira semana, que culminou com a semana do meio ambiente, foi arrecadado quase uma tonelada de material. Esse número mostra o quão importante tem sido essa iniciativa”, contou.

DESCARTE

No local de coleta, os moradores de Belém podem descartar itens como celulares antigos, computadores, laptops, tablets, câmeras, pilhas, lâmpadas, carregadores, eletrodomésticos e outros dispositivos eletrônicos que não são mais utilizados. “Após a coleta, todo esse material que teria os aterros sanitários como destino, são transformados em outras matérias-primas. Isso também agrega na economia da nossa cidade”, frisou a secretária.

A forma adequada de tratar o lixo eletrônico também gera benefícios para a continuação do trabalho de educação ambiental. “A cada tonelada de lixo eletrônico arrecadada, a prefeitura recebe dez computadores. Esses, são destinados às escolas ou instituições que trabalham com a temática. Já recebemos os dez primeiros computadores e a entrega será nesse próximo mês de julho”, contou Christiane Ferreira.

A titular lembra ainda que a colaboração de todos é essencial para o sucesso do projeto. “Ao descartar seus eletrônicos de maneira adequada, estamos protegendo o meio ambiente, evitando a contaminação de solos e lençóis freáticos, além de promover a economia circular ao permitir a recuperação de recursos valiosos presentes nesses dispositivos”, reforçou.

SERVIÇO

A coleta dos aparelhos eletrônicos que não estão mais em uso é feita de terça a domingo, sempre das 9h às 14h, no Horto Municipal, localizado na Rua dos Mundurucus, entre as travessas Doutor Moraes e Rui Barbosa, no bairro de Batista Campos.