Grande Belém

Homicídios reduziram 80% na RMB

Homicídios reduziram 80% na RMB

 

Secretário de Segurança diz que ações estratégicas e regionais são responsáveis pelas reduções. FOTO: ASCOM SEGUP

A Região Metropolitana de Belém (RMB) teve redução de 80% em homicídios dolosos nos primeiros 16 dias de setembro, se comparado aos anos de 2022 e 2018, que computaram 11 e 59 desses casos. Esse bom resultado representa a preservação de 48 vidas, apontam os dados da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), da Segup, divulgados neste domingo (18). A queda ratifica os bons resultados alcançados pela política de segurança pública e defesa social do Estado no que se refere à redução
dos crimes violentos.

Ainda segundo os dados, se comparado ao mesmo período de 2021, com 14 casos, a redução foi de 21,43%, evidência de que a queda é progressiva ano a ano. Acompanhando as reduções, a capital do Estado, Belém, teve queda significativa de 86,67% no número de homicídios dolosos no mesmo período dos anos 2022 e 2018, que computaram 06 e 45 casos, respectivamente. Em 2018, somente no dia 16 de setembro, foram registrados 05 casos de homicídio e neste ano nenhum crime desta natureza foi
computado na mesma data.

Os números em queda são produto de ações desenvolvidas de forma estratégica e assertiva, de acordo com a mancha criminal de cada município e região do estado, garantindo assim a segurança da população, explica Ualame Machado, titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

“Todo o trabalho assertivo do sistema de segurança pública do estado tem sido possível por meio de análises para implementação de ações estratégicas e adequadas a cada região, além dos inúmeros investimentos realizados. Nós reforçamos que os números demonstrados nos indicadores de criminalidade, principalmente em relação a vidas preservadas, são comprovados por estudos nacionais, como um divulgado em junho, onde Belém também figurou como a capital menos violenta das regiões Norte e Nordeste do Brasil, visto que todas as outras cidades com índices menores estão em outras regiões. Portanto, os resultados reafirmam que o Pará está no caminho certo, mas também precisamos avançar ainda mais”, afirmou Ualame Machado.

ESTADO

O número de Crimes Violentos Letais Intencionais, que inclui homicídios, latrocínio, lesão corporal seguida de morte, também apresentaram redução expressiva em todo o estado, no período de 01 a 16 de setembro deste ano, com queda de 39% se comparado a 2018, que registrou 100 e 164 casos, respectivamente, preservando assim 64 vidas. A redução de CVLI é ainda maior no acumulado, de 01 de janeiro a 16 de setembro, com redução de 44,66% em todo o estado, ao ser computado 1.618 casos em 2022 e 2.924 no mesmo período de 2018.

“Ressaltamos que as reduções obtidas mês a mês são resultado de ações integradas desenvolvidas diariamente. Hoje, a Região Metropolitana e todo o interior do estado vivencia outra realidade, e isso é comprovado nos números obtidos. Antes, cinco homicídios eram computados somente na capital em um dia, hoje conseguimos reduzir para zero. Nosso objetivo é continuar investindo em ações estratégicas não apenas de repressão, mas de prevenção, evitando com que novos crimes sejam cometidos e assim possamos manter os números em queda, para que a população tenha cada vez mais segurança e paz social”, disse o titular da Segup.