Grande Belém

Homenagens para Iemanjá devem reunir cerca de 50 mil pessoas em Outeiro

A celebração do 48º Festival de Iemanjá ocorre na ilha de Outeiro, onde serão feitas as entregas das oferendas FOTO: CELSO RODRIGUES
A celebração do 48º Festival de Iemanjá ocorre na ilha de Outeiro, onde serão feitas as entregas das oferendas FOTO: CELSO RODRIGUES

Wesley Costa

Nesta sexta-feira (8) é dia de celebrar Iemanjá, um dos orixás mais populares dentro das religiões de matrizes africanas e da cultura afro-brasileira, especialmente entre os adeptos do candomblé e da umbanda. As comemorações que ocorrem em diversas cidades brasileiras é um momento para devotos e demais admiradores realizarem seus pedidos e fazerem agradecimentos para a considerada rainha de todas as águas.

Em Belém, as comemorações se iniciam ainda na véspera do grande dia. Uma programação vai reunir dezenas de pessoas na Aldeia Cabana, no bairro da Pedreira. A celebração do 48º Festival de Iemanjá continua na ilha de Outeiro, onde serão feitas as entregas das oferendas.

O presidente da Federação Nacional dos Cultos Afros Umbandistas do Brasil (FENACAB), coronel Itacy Domingues, reforçou o poder que a orixá representa para a religião e a importância da celebração. “Iemanjá é um símbolo maior para todos nós, porque ela é mãe de todos os orixás. E este evento é importante porque ele também nos ajuda a comunicarmos com essa espiritualidade que nos beneficiou com vitória”, disse.

ÁGUA

O coronel também falou sobre o aspecto único que é a realização do festejo próximo em águas doces. “Iemanjá reina nas águas salgadas, mas aqui temos a entidade intermediária que é mamãe Oxum, que leva as oferendas até onde ela (Iemanjá) reina. Essas oferendas são presentes em reconhecimento pelas vitórias alcançadas no ano que termina, e pedidos de outras para o próximo que inicia, principalmente no campo profissional, do amor, da saúde e da família”, explicou.

O festejo começa com concentração, às 19h30, na Aldeia Cabana, onde também será feito um mini ritual. Às 21h30, o público presente será convidado a se deslocar para a Praia Grande, no distrito de Outeiro, onde ocorre a programação oficial da federação. O percurso é pela avenida Pedro Miranda, travessa Doutor Freitas, avenidas Centenário e Augusto Montenegro, Estrada da Maracacuera, Distrito Industrial e Estrada do Outeiro.

“Apesar de nos concentrarmos em maior número nesse ponto da orla, o festejo acaba se expandindo por toda a extensão de praia da ilha. Esse ano, por exemplo, há uma expectativa de 50 mil pessoas participando do festejo que há três anos não era realizado, devido a situação de pandemia e também do acidente ocorrido na ponte de acesso, no ano passado. Por isso, esperamos que esse número seja ainda maior”, destacou o presidente da FENACAB.

Serviço

48º Festival de Iemanjá

Local: Aldeia Cabana – Pedreira (Concentração)

Hora: 19h

Saída do cortejo às 21h30 para a Ilha de Outeiro