Grande Belém

Helder visita obras da Unidade de Cuidados Paliativos Oncológicos do HOL

Helder visita obras da Unidade de Cuidados Paliativos Oncológicos do HOL Helder visita obras da Unidade de Cuidados Paliativos Oncológicos do HOL Helder visita obras da Unidade de Cuidados Paliativos Oncológicos do HOL Helder visita obras da Unidade de Cuidados Paliativos Oncológicos do HOL
O serviço oferecerá assistência especializada, controle da dor e de demais sintomas de pacientes com o câncer em progressão. Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará
O serviço oferecerá assistência especializada, controle da dor e de demais sintomas de pacientes com o câncer em progressão. Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará

Nesta terça-feira (23), o governador do Pará, Helder Barbalho, realizou visita técnica às obras da Nova Unidade de Cuidados Paliativos Oncológicos (CCPO), do Hospital Ophir Loyola (HOL), em Belém.

O serviço oferecerá assistência especializada, controle da dor e de demais sintomas de pacientes com o câncer em progressão. A gestão estadual investe, cada vez mais, em estrutura que assegure maior conforto e cuidado humanizado aos pacientes. Ao total, serão 40 leitos, dos quais 20 serão destinados à Unidade de Atendimento Imediato (UAI).

“Essas obras permitirão a ampliação dos serviços de alta complexidade em oncologia, particularmente nos tratamentos paliativos e de urgência e emergência. E, sobretudo, representam o nosso compromisso em garantir a humanização e qualidade no cuidado das pessoas que  enfrentam uma fase tão difícil do adoecimento. Essa será a segunda unidade de todo o Brasil e a primeira da região Norte direcionada para assistência paliativista, um avanço que o Pará estará conquistando no segundo semestre de 2023”, ressaltou Helder Barbalho.

Com cinco andares, o novo prédio tem uma área total de 2.593,83 m², e está localizado na Rua dos Mundurucus, n° 1014, no bairro do Jurunas.

Estado moderniza os serviços de radioterapia e medicina nuclear para a instalação de novas tecnologias no tratamento do câncer. Foto: Bruno Cecim/Ag. Pará

“No térreo, haverá uma sala de espera com 70 lugares e área de internação da CCPO com característica de uma unidade de terapia semi-intensiva, dois leitos de isolamento e acesso direto às ambulâncias para transferir os pacientes com rapidez e conforto ao hospital sede.  E no primeiro andar, estão localizados todos os serviços de apoio, sendo quatro consultórios, sala de ultrassonografia, recepção, rouparia, serviço de nutrição e dietética e o Centro de Material e Esterilização”, informou a diretora-geral do HOl, Ivete Vaz.

O local contará ainda com serviço de fisioterapia, almoxarifado, cozinha e estar médico. E, também, existe um projeto para abrigar a Unidade de Atendimento Imediato (UAI), onde deverá funcionar a urgência e emergência oncológica, bem como a Pesquisa Clínica,  que visa  fortalecer os processos e práticas assistenciais e qualificar eticamente os projetos do Hospital Ophir Loyola.

As obras de reconstrução, ampliação do Serviço de Medicina Nuclear e de readequação da radioterapia iniciaram neste mês de maio. Os investimentos somam mais de R$ 18 milhões, recursos oriundos do governo estadual, e integram o planejamento estratégico do hospital para modernizar os serviços e ofertar novas tecnologias para o tratamento do câncer. As obras passaram pela aprovação da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e devem durar 9 meses.