Luiz Flávio
A 10ª edição projeto “Passaporte Belém – o Melhor da Gastronomia” será lançada em maio, em formato totalmente digital. A cadeia produtiva que envolve o segmento gastronômico na capital aguarda com expectativa o projeto, que é um dos mais esperados pelo setor todos os anos
O projeto, cujo primeiro suplemento será disponibilizado no site do jornal (www.diariodopara.dol.com.br) a partir do dia 05/05, traz um guia completo sobre as maiores e melhores experiências culinárias da capital, com dicas e informações para moradores e turistas que visitam a nossa cidade sobre os maiores tesouros culinários produzidos na capital.
Quatorze personalidades, entre influencers, chefs de cozinha, advogados, empresários e profissionais liberais, todos apreciadores da boa mesa, integram o júri que escolherá os melhores. Existe a possibilidade do número de jurados chegar a 15.
Eles votam e escolhem seus estabelecimentos favoritos em 22 categorias, que vão desde padaria, restaurante popular, hambúrguer e açaí, passando por tacacá, regional e saudável, além de peixaria e sorvete, entre outras. A ação também vai apontar o Melhor Chef de Cozinha de Belém.
Em seguida é elaborado um ranking gastronômico. Os primeiros colocados de cada categoria receberão o “Troféu Estrela Azul – O Melhor da Gastronomia”. Os segundos e terceiros colocados ganham certificados. A posição de cada participante no ranking só é revelada na hora da premiação.
Os estabelecimentos indicados serão divulgados em 5 fascículos encartados gratuitamente no DIÁRIO aos domingos a partir do dia 05/05 até o dia 02/06. Os internautas também serão convidados a votar em espaço exclusivo no Portal Diário On Line (DOL) através do Hotsite http://passaporte.dol.com.br; e no Instagram do prêmio pelo @festivalestrelaazul.
A cerimônia de premiação, ainda sem data marcada, ocorre no final de junho. Na ocasião será lançado o guia virtual “Passaporte Belém, o Melhor da Gastronomia 2023” com informações de todos os campeões, segundos e terceiros lugares de cada categoria, revelando um pouco da trajetória de cada estabelecimento.
O jornalista Carlos Eduardo Vilaça, editor dos suplementos, ressalta que nossa gastronomia é reconhecida como uma das melhores do país e motivo de orgulho para todos os paraenses, então passa a ser natural que o DIÁRIO, como um jornal que sempre se colocou como grande incentivador da cultura e dos costumes locais, esteja à frente de um projeto como o Passaporte Belém, que promove e divulga o mercado gastronômico. “Isso é crucial não apenas para preservar tradições culinárias, mas também para impulsionar a economia e criar um diferencial competitivo no cenário gastronômico”.
O Passaporte Belém, prossegue, também foi pensado para que chegasse aos leitores de forma bastante convidativa, como o tema exige. “Assim, são cinco fascículos em formato tabloide, o que valoriza sobremaneira o visual, com destaque, claro, para fotos de pratos, drinks e demais opções dos estabelecimentos; e que serão disponibilizados em versão digital, com os indicados em 22 categorias, que possuem o selo de qualidade garantido por um corpo de jurados altamente gabaritado, selecionado especialmente para essa edição da promoção. A ideia é que o leitor possa usar esses fascículos como um guia de onde comer bem na cidade”, destaca Vilaça.
Nilton Lobato, diretor comercial do Grupo RBA, destaca a importância do “Passaporte” para valorizar e divulgar o setor gastronômico de Belém através do DIÁRIO e outros veículos do grupo RBA. Ele lembra que este ano, um grande diferencial são os suplementos, que serão totalmente digitais, o que facilita o leitor ver e rever o conteúdo em qualquer lugar e no momento que escolher.
“Para isso basta baixar o App e, no dia da veiculação do encarte, acessar a nossa edição eletrônica totalmente de graça. O projeto, desde o início, procura aquecer o segmento, mostrar a qualidade da estrutura e dos profissionais da gastronomia local, além de incentivar o turismo e a cultura gastronômica como diferencial competitivo”, cita.
Lobato agradece aos parceiros Claro, Doratta Fry e Sebrae por acreditarem na ideia, ressaltando que a gastronomia é crucial para a economia local e para projetar o Pará nacional e internacionalmente. “Reforçamos o compromisso do grupo em apoiar o setor, que será vital para receber as dezenas de milhares de turistas daqui do Brasil e de foram que virão a Belém em novembro de 2025, quando a nossa capital será sede da COP 30. Nossa gastronomia sempre deu um destaque especial ao Pará”, comemora.
Fascículos
Suplemento 1 (05/05)
l Melhor Açaí
l Melhor Bar
l Melhor Churrascaria
l Melhor Doceria
Suplemento 2 (12/05)
l Melhor Hamburgueria
l Melhor Comida Internacional
l Melhor Comida Italiana
l Melhor Comida Japonesa
Suplemento 3 (19/05)
l Melhor Padaria
l Melhor Peixaria
l Melhor Petisco de boteco
l Melhor Pizzaria
Suplemento 4 (26/05)
l Melhor Comida Popular
l Melhor Comida Regional
l Melhor Salgado
l Melhor Comida Saudável
l Melhor Sorvete
Suplemento 5 (02/06)
l Melhor Steak
l Melhor Tacacá
l Melhor Café
l Melhor Adega
l Melhor Chef
Jurados
Aritanna Varney – DJ e produtora de eventos com mais de 200 reviews de restaurantes pelo Brasil, colocou no mapa diversos estabelecimentos e se tornou referência quando o assunto é comer em bons lugares – @aritannavarney
Cassia Faria – Gastrônoma, trabalha há 23 anos com a alimentação. Aos 18 anos começou a empreender e, hoje, se dedica ao mundo da culinária por meio da empresa “Cássia Faria Gastronomia” – @cassiafariagastronomia´
Fernando Castro Neto – advogado – @fernandocastronetoadv
Hely Jr. – Advogado e cover de Elvis Presley há 29 anos, é conhecido como “Elvis da Amazônia”. Já foi finalista do concurso mundial de melhor cover do Rei do Rock – @elvisdaamazoniaoficial
Jaime Monteiro – Gerente de Marketing da Claro Norte, atua no mercado de Telecomunicações há mais de 15 anos. É pós-graduado em Marketing pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e possui MBA na área – @jaimemonteiro
Luiza Duarte – empresária (@luizinhaduarte)
Luiz Octávio Lucas – Jornalista, atua como editor e colunista do DIÁRIO DO PARÁ, onde escreve semanalmente a coluna “Diário de Bordo”, com dicas de turismo e viagens – @luizoctav
Marcus Pereira – Publicitário e sócio-proprietário na Gamma Comunicação – @marcuspelela
Marcelo Pinheiro – comunicólogo, historiador, cerimonialista e colunista do DIÁRIO DO PARÁ -@domarcelopinheiro
Maria Domingas – Diretora técnica do Sebrae no Pará, é formada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especialização em Ciência da Informação pela UFPA e em Gestão de Educação Empreendedora, pela Fundação Dom Cabral (FDC).
Sérgio Dias – Gestor empresarial com MBA em Marketing, especialização em Sistemas Empresariais no CESUPA e em Administração Hospitalar pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Sidiana Macêdo – Professora da Faculdade de História da UFPA, é doutora e mestre em História Social da Amazônia. Autora do livro “Do que se come: uma história do abastecimento e da alimentação em Belém (1850-1900) – @daquiloquesecome
Vera Seidel – Administradora formada pela UFPA e consultora de turismo há 32 anos. Nas viagens em família, enfatiza descobrir os restaurantes pelo mundo – @veraseidelpires
Vicente de Paulo Tavares Noronha – Reitor do Centro Universitário Fibra.
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