A Prefeitura de Belém recebeu na manhã desta segunda-feira, 28, na sede da Secretaria Municipal de Controle, Integridade e Transparência (Secont), no bairro do Umarizal, uma comissão do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social (Sintsuas), representante dos servidores da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), para negociar as reivindicações feitas pela categoria, que paralisou suas atividades.
O realinhamento da carreira é a principal demanda dos trabalhadores. A administração municipal afirma que, até o final deste ano de 2023, ainda não tem como oferecer uma proposta, por conta da queda de arrecadação de receita de impostos no município.
Estrutura – O secretário de Controle, Integridade e Transparência de Belém, Luiz Araújo, recebeu os representantes dos trabalhadores da Funpapa para dialogar. Durante a reunião, ele se comprometeu em verificar junto à presidência da Funpapa alternativas para melhorar as condições estruturais das unidades do órgão, que estariam inviabilizando o trabalho dos servidores, demanda essa também reivindicada pela categoria.
“A Prefeitura sempre reconhece o direito de reivindicação e de greve dos servidores. Mesmo com a queda de arrecadação do município, busca-se meios para manter os serviços municipais funcionando e os pagamentos dos servidores em dia”, declarou o titular da Secont na reunião.
Ele disse, ainda, que “uma greve não cria recursos, mas que a gestão vai continuar sempre respeitando o direito de greve e dialogando com os servidores”.
A Secretaria Municipal de Administração (Semad) informa que já repassou aos servidores da Funpapa 5% de reajuste, além do que havia sido garantido a servidores do município com remuneração abaixo do salário mínimo. “Em 2023, foi repassado o correspondente à inflação de 2022 aos trabalhadores de nível superior”, acrescenta.
Mesmo com a paralisação, nesta segunda-feira, 28, a Funpapa mantém todos os seus espaços em funcionamento, incluindo a Central do CadÚnico de Belém, apesar de alguns deles funcionarem com um número de servidores reduzido. As pessoas que não puderam ser atendidas neste dia serão reagendadas e encaminhadas conforme a necessidade e urgência.