Grande Belém

Governo do Estado vai plantar 50 árvores no Porto Futuro

Governo do Estado vai plantar 50 árvores no Porto Futuro Governo do Estado vai plantar 50 árvores no Porto Futuro Governo do Estado vai plantar 50 árvores no Porto Futuro Governo do Estado vai plantar 50 árvores no Porto Futuro
A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e visa levar maior conforto climático e melhor ambientação aos visitantes. Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará
A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e visa levar maior conforto climático e melhor ambientação aos visitantes. Foto: Pedro Guerreiro/Ag. Pará

O Parque Belém Porto Futuro, um dos equipamentos públicos mais procurados para lazer e entretenimento na capital paraense, recebe neste domingo (04) uma ampla ação de educação ambiental, quando serão plantadas 50 árvores nativas da região amazônica. A iniciativa é do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), e visa levar maior conforto climático e melhor ambientação aos visitantes.

Na sexta-feira (02), a equipe técnica ambiental realizou os últimos ajustes antes do plantio definitivo das espécies Ipê, Sapucaia e Pau-Ferro – algumas podem atingir até seis metros de altura e são apropriadas ao clima local.

A ação ocorrerá após a identificação de algumas lacunas na arborização do espaço. As árvores proporcionarão vários benefícios, como sombreamento e redução da temperatura e do ruído. Por se tratar de uma operação de transplante, as árvores perderão folhas, mas rebrotarão em breve.

O plantio integra a programação “Junho Verde”, promovida do governo do Estado em alusão ao Dia do Meio Ambiente – 05 de Junho, data voltada à conscientização ambiental, voltada a sensibilizar a sociedade para a preservação do patrimônio natural.

A fase preparatória da operação de transplante das árvores exigiu análises de solo, ambientação e aclimação. Por se tratarem de vegetais encontrados em florestas do Pará, a adaptação ocorre de forma mais célere, encurtando o processo de nascimento das folhas e garantindo sombreamento em pouco tempo.