Frequentadores da Praça da República, área central de Belém, neste domingo (21) aproveitou o passeio matinal para ter acesso a uma série de serviços e atendimentos oferecidos pelo governo do Estado. A programação realizada pela Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) e entidades parceiras antecipou a celebração pelo Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Combate à Mortalidade Materna – 28 de Maio.
O público feminino, em especial, foi beneficiado por conjunto de serviços de saúde, cidadania, cuidados estéticos, orientações de geração de renda e autonomia econômica, atividades educativas e de formação sociopolítica, além de cultura e lazer.
A titular da Semu, Paula Gomes, ressaltou que este foi o primeiro grande evento da recém-criada Secretaria, instituída por em março deste ano. “Esse evento é muito importante, porque além de serviços oferece orientações diversas, inclusive sobre violências que precisam ser combatidas, denunciadas. Aqui, nós concentramos ações que envolvem tudo o que impacta a vida da mulher todos os dias. A criação da Semu sinaliza esse compromisso do Estado com o público feminino”, reforçou a gestora.
Igor Normando, titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), uma das muitas pastas parceiras do evento, frisou a importância de todas as frentes trabalharem juntas em prol das mulheres. “Somos um time só e temos de estar unidos para entregar o melhor. Hoje, o governo possui uma Secretaria própria para criar políticas públicas específicas para mulheres, a fim de alcançar principalmente as que estão em alguma situação de vulnerabilidade. A Seac é parceira e quer contribuir”, afirmou.
Dentre os serviços ofertados em saúde teve encaminhamento para fazer pessoa com deficiência (PcD); orientações sobre cuidados com a saúde bucal; consulta médica com clínico geral, ginecologista e pediatra; testes rápidos para detecção de sífilis, hepatites B e C e HIV; aplicação de vacinas (H1N1, HPV, Covid-19 e tríplice viral); farmácia básica e regulação.
Na área de cidadania, o Ônibus Lilás ofereceu emissão de carteira de identidade (RG) e certidões (nascimento, casamento e óbito); orientação jurídica e atendimento psicossocial; atividades esportivas, socioeducativas e recreativas; acervo bibliográfico e oficinas lúdicas, além de orientações sobre direitos das mulheres.
Na parte de cuidados estéticos, realizada pelo Instituto de Desenvolvimento Social e o Grupo de Mulheres “Empodera-se”, foram ofertados serviços de design de sobrancelhas, corte de cabelos, maquiagem e massagens.
A programação incluiu ainda temáticas ligadas ao empreendedorismo, com exposição de artesanato, marcenaria, flores, chocolates e plantas ornamentais, além de orientação sobre planos de negócios.