Com a finalidade da vazão no escoamento das águas pluviais para evitar os alagamentos no inverno amazônico e, assim, melhorar a vida da população, o Governo do Estado assinou nesta segunda-feira (29), a ordem de serviço de macrodrenagem do Canal Cipriano Santos, localizado na Bacia do Tucunduba. Ao todo, mais de 1.100 metros de canais vão receber os serviços de saneamento e urbanização.
“Estamos avançando com a solução de um dos grandes problemas da nossa capital: os alagamentos. Agora, a partir de obras de macrodrenagem, estamos tendo solução para bairros que historicamente sofreram as consequências das chuvas e da falta de planejamento urbano. Já entregamos três quilômetros de canal e, agora, estamos assinando a ordem de serviço aqui para o canal da Cipriano Santos. São mais de 1.200 metros de canal que estarão sendo urbanizados para melhorar a vida das pessoas”, destacou o governador do Estado, Helder Barbalho.
O chefe do executivo estadual ressaltou ainda os investimentos que o Estado fará na requalificação de outros canais na capital. “Na terça-feira (30), iniciaremos as obras do Canal do Mártir, na área do Cúrio-Ultinga, com mais de 500 metros, e na quarta-feira (31), o Canal da Vileta, que compõe este complexo do Tucunduba. Tudo isso, para que possamos definitivamente resolver os problemas de drenagem, de alagamento, garantindo qualidade de vida, urbanização e infraestrutura, para que Belém possa ser uma cidade melhor para se viver”, ressaltou.
Ao todo, o investimento do Estado nesta obra será de mais de R$112 milhões. No local serão realizados serviços de revestimento em placas de concreto, pavimentação asfáltica, drenagem, esgotamento sanitário, paisagismo, urbanização e passarelas. Além disso, os serviços contemplam condução hidráulica de águas pluviais e residuais.
As obras serão executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), que fará a requalificação do canal para valorizar a qualidade de vida dos moradores. “Estamos dando continuidade a esse grande programa importantíssimo, que é a macrodrenagem da Bacia do Tucunduba. E hoje é um momento de felicidade, porque estamos assinando a ordem de serviço para a reconstrução dos 1.200 metros, e tendo como objetivo resgatar a dignidade do cidadão, que com muito tempo sofreu com os alagamentos, sofreu com a lama. Afinal de contas, são cerca de 300 mil pessoas dentro da área do polígono da macrodrenagem da baseia de Tucunduba”, pontou o secretário de Estado de Obras Públicas (Seop), Ruy Cabral.
A Bacia do Tucunduba é formada por 12 (doze) canais secundários que fazem lançamento no canal principal denominado “Canal Tucunduba”. Desde 2019, o Governo do Estado iniciou as obras de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba e, ao todo, já beneficiou mais de 2,5 quilômetros de canais, que receberam serviços de infraestrutura e saneamento básico – e já foram entregues para a população, com pontes, passarelas, quadras poliesportivas, urbanização viária com praças, playgrounds e academias ao ar-livre e o aterramento de quintais ao longo de toda bacia,