Grande Belém

Governo anuncia construção do Parque da Cidade em Belém

Governo anuncia construção do Parque da Cidade em Belém Governo anuncia construção do Parque da Cidade em Belém Governo anuncia construção do Parque da Cidade em Belém Governo anuncia construção do Parque da Cidade em Belém
Belém ganhará um Parque da Cidade. Foto: Augusto Miranda/Ag. Pará
Belém ganhará um Parque da Cidade. Foto: Augusto Miranda/Ag. Pará

O governador do Pará Helder Barbalho vai assina às 10h, desta sexta-feira (19), a ordem de serviço para o início das obras do Parque da Cidade, na área do antigo Aeroporto Brigadeiro Protásio, no bairro da Sacramenta, em Belém.

Uma programação cultural com a banda Fruto Sensual e o cantor MC Dourado celebra o anúncio. Durante a cerimônia será exibido um vídeo do projeto. A entrada é aberta ao público.

O Parque da Cidade será um espaço seguro e acessível, voltado para promoção de qualidade de vida, lazer, interação, cultura, arte e bem-estar da população. Serão mais de 500 mil metros quadrados de obras construídas e uma área paisagística de 50 hectares.

O novo espaço de lazer também contará com o Centro de Economia Criativa e Centro Gastronômico, que ofertarão salas de estudo para cursos, oficinas e eventos de capacitação profissional.

O parque terá três pórticos de entrada, um na avenida Brigadeiro Protásio, outro na avenida Júlio Cézar Ribeiro e o terceiro na avenida Senador Lemos. O local oferecerá ainda com um Boulevard Central com visão geral do Parque, um Centro de Ecoturismo, cinema, estúdio de gravação musical, mercado de produtos regionais, biblioteca, fonoteca, praça de alimentação, a praça marajoara, um ateliê multiuso e presença permanente do Batalhão da Polícia Militar.

Também será construída uma Torre de Contemplação, dará vistas para o Parque do Utinga e para o Canal da Pirajá. O parque terá um templo ecumênico, o Oratório da Água e da Luz, o Teatro Multiuso, com capacidade para 708 lugares, além de palcos interno e externo.

Outra atração do Parque da Cidade, será a Praça de Exposição de Aeronaves, que manterá viva a memória do Aeroporto Brigadeiro Protásio e do Aeroclube de Belém.