Com o objetivo de aproximar crianças e jovens da ciência sobre a sociobiodiversidade amazônica, o Clube do Pesquisador Mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi lança mais um edital para o preenchimento de 60 vagas em 2024. Distribuídas em 3 grupos (Alerta Amazônico; O Dia a Dia das Aves; O Mundo dos Invertebrados), as vagas são destinadas para alunos da 4º ao 9º séries do ensino fundamental, incluindo tanto escolas públicas quanto privadas da Região Metropolitana de Belém.
As inscrições dos candidatos abrem nesta segunda-feira (08) e encerram no 19 de abril, devem ser feitas presencialmente no prédio do Serviço de Educação, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, com entrada pela portaria da Travessa Nove de Janeiro, de segunda a sexta-feira, no horário de 8:30 às 16:30. Maiores informações pelo telefone (91) 3211-1726 ou pelo endereço eletrônico [email protected].
No ato da inscrição, que deve ser feita por um responsável, com ou sem a presença do candidato, deverá ser apresentado a seguinte documentação: boletim escolar do ano anterior, carteira de estudante, ou declaração da escola, que comprove se a série do candidato é compatível com o grupo escolhido. Além de preencher uma ficha de inscrição com os dados atualizados (nome, nome do responsável, escola, endereço e fone para contato).
O processo de seleção é realizado em duas fases, que acontecem no mesmo dia. Primeiro, os candidatos participam de entrevista com perguntas relacionadas aos seus conhecimentos sobre o Clube do Pesquisador Mirim, o Museu Goeldi, sobre o assunto a ser desenvolvido no grupo temático escolhido no ato da inscrição, o interesse e a disponibilidade do candidato para participar do Clube. A segunda etapa envolve a habilidade do trabalho em grupo: os candidatos participarão de dinâmicas de grupo sobre o tema escolhido, com o objetivo de apresentação final dos resultados alcançados aos demais candidatos. Os tópicos da dinâmica são: Ciência, Amazônia e Museu Goeldi.
A lista de aprovados será divulgada a partir do dia 9 de maio nas mídias sociais da instituição (@museuemiliogoeldi, @museugoeldi e Museu Paraense Emilio Goeldi), além de uma listagem impressa ser fixada na portaria da Nove de Janeiro do Zoobotânico do MuseuGoeldi. O prazo para contestação do resultado é de 5 dias após a publicação dos aprovados. Neste ano, a matricula dos alunos aprovados irá requerer o pagamento de uma taxa anual no valor de R$40,00.