Delegados dos países-membros do G20 chegam a Belém, capital do Pará, para discutir temas cruciais para presidência brasileira do fórum nas reuniões do grupo de trabalho de Finanças Sustentáveis e da Força-Tarefa para uma Mobilização Global contra a Mudança do Clima.
De acordo com Ivan Oliveira, coordenador do GT de Finanças Sustentáveis, os técnicos deverão discutir exemplos de soluções baseadas em natureza, capazes de promover a sustentabilidade das comunidades com impacto ambiental reduzido e a possibilidade de replicabilidade em diferentes contextos e países.
Com início na quinta-feira, 11/7, a reunião da Força-Tarefa para uma Mobilização Global contra a Mudança do Clima terá como objetivo principal discutir ações coordenadas entre os países do G20 para mitigar os efeitos das mudanças climáticas.
A abertura dos debates contará com a participação da embaixadora Tatiana Rosito, coordenadora da Trilha de Finança, Ana toni, secretária de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente do Brasil (MMA), O embaixador André Corrêa do Lago, Secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriore e Helder Barbalho, governador do Pará.
A FT do G20 reúne as duas Trilhas e busca propor mudanças urgentes para evitar o acirramento da crise climática global, impulsionar que os países adotem planos de transição ecológica e medidas para alavancar o financiamento público e privado para enfrentar o cenário, mirando a COP 30 (Convenção-Quadro da ONU sobre Mudança do Clima), que acontecerá em Belém, em 2025.