Wesley Costa
Conhecido como o santo das causas impossíveis, a igreja católica celebra neste sábado (28), o dia de São Judas Tadeu. Segundo a história cristã, o patrono dos aflitos foi um dos doze discípulos que acompanharam Jesus em sua missão de evangelizar a humanidade. Para celebrar a data, o santuário dedicado ao santo, localizado no bairro da Condor, em Belém, realizou uma programação especial.
A primeira missa celebrada no início da manhã pelo pároco, padre Rafael Brito, foi acompanhada por dezenas de fiéis que lotaram a igreja para rezar, pedir bênçãos e agradecer as graças alcançadas. Ainda pela manhã. Os devotos puderam participar de uma segunda celebração eucarística e também do tradicional café da manhã, servido no salão paroquial da igreja. Ao todo, seis celebrações foram programadas para o dia festivo.
O pároco falou sobre a felicidade de festejar o dia de São Judas Tadeu com o título de santuário concedido à paróquia. “É uma benção podermos viver esse tempo e a nossa primeira festividade como Santuário arquidiocesano. Costumo dizer que é uma missão que recebemos para acolher, crescer na fé e na fraternidade. A gente só tem a agradecer também por essa participação de todos os devotos e daqueles que, de alguma forma, colaboram com esse lindo trabalho”, disse.
O título de santo das causas impossíveis e desesperadas se deu a partir de uma visão de Santa Brígida, lembrou o sacerdote. “Nessa visão, Jesus pedia a ela (Santa Brígida) que recorresse a São Judas para apresentar pedidos que humanamente seriam impossíveis, mas que as graças seriam alcançadas por intercessão. Ele é também o padroeiro dos funcionários públicos e por isso, nessa igreja de Belém, recebemos muitas pessoas que chegam para agradecer as bênçãos e milagres alcançados”, revelou.
Há 20 anos servindo a igreja, Reginaldo da Silva Santos, 61, sofria dores intensas devido a um reumatismo. Ele conta que se apegou a São Judas Tadeu e desde então agradece pela cura alcançada. “Lembro que estava aqui na igreja orando e uma moça me convidou para participar da legião. Desde esse dia venho dedicando meu tempo e louvando São Judas pela intercessão dessa minha cura”, comentou.
A história de devoção mais forte a São Judas também começou devido a um momento sensível que a aposentada Francinete Costa, 60, passou na vida.
“Se eu tivesse que falar dessa relação ficaria horas e horas conversando. Mas um dos momentos que mais me apeguei a ele (São Judas), foi quando minha filha se acidentou e quebrou os braços. Os médicos diziam que o único jeito era fazer a amputação. Mas, diante de São Judas Tadeu, pedi que intercedesse e me desse a graça. E foi graças a ele que minha filha saiu sem nenhuma sequela do hospital. Então, hoje é só agradecer por tudo de bom que ele proporciona”, revelou.
A festividade em honra ao santo que esse ano tem como tema “Santuário São Judas Tadeu, por uma igreja sinodal: Comunhão, participação e missão”, segue até o dia 05 de novembro. A programação conta com missas, terços, novenas, apresentações musicais, culturais e procissão.
Confira:
Programação Litúrgica
29/10 (Domingo)
07h – Frei Rodolfo (Pároco de Santo Antônio de Lisboa)
09h – Pe. Adilson (Pároco de Nossa Senhora de Lourdes)
19h – Dom Paulo Andreolli (Bispo auxiliar)
30/10 (Segunda-Feira)
19h – Pe. Lucas Costa (Sementes do Verbo)
31/10 (Terça-Feira)
07h – Pe. Fábio Giovanni
19h – Pe. Francisco Sorrentino (Pároco de Sta. Luzia)
01/11 (Quarta-Feira) Noite da Região Santana
07h – Pe. Fábio Giovanni
16h – Pe. César (Pároco do Santíssimo Redentor)
19h – Pe. André Teles (Co-Pároco de Sta. Terezinha)
02/11 (Quinta) Finados | Louvor/Adoração
07h – Pe. Fábio Giovanni
19h – Pe. Rafael Brito
03/ 11 (Sexta-Feira) Noite Miriense
07h – Pe. Fábio Giovanni
19h – Pe. Joelson (Pároco de Santana – Igarapé-Miri)
04/11 (Sábado) (Missa da Pessoa Idosa e Enfermos)
08h – Cônego Gonçalo (Paróquia São Miguel Arcanjo Cremação)
19h – Mons. Agostinho (Cura da Catedral)
05/11 (Domingo) Todos os Santos
07h – Pe. Rafael Brito
09h – Pe. Luciano
19h – Pe. Pedro Dioclecio (Pároco da Sagrada Família)