O Festival Gastronômico Estrela Azul entra em sua última semana. Promovido pelo Grupo RBA, o evento oferece um combo com refeição completa por R$ 79,90 em 30 restaurantes de Belém. Desde o início do festival, o Diário do Pará tem visitado os estabelecimentos participantes. Desta vez, desembarcamos no bairro da Marambaia, o novo point gastronômico da capital, que não poderia ficar de fora do Estrela Azul.
Nossa primeira parada foi no Churrasco de Quintal, situado na travessa Itupiranga. Thiago Lisboa, 24, proprietário do restaurante, ficou surpreso com o volume de pedidos do combo nesta edição. “O ano de 2024 está sendo muito marcante. Ficamos no top 3 no ano passado e, quando anunciamos nossa participação este ano, a procura foi absurda, bem acima das expectativas. Tivemos que dobrar o pedido de flat iron para os fornecedores devido à intensa demanda. Esperamos ganhar; entramos para competir. Sabemos que Belém tem lugares fantásticos, mas queremos fazer bonito”, afirma o empresário.
A receita do restaurante une traços do churrasco argentino e uruguaio com um toque regional. Como entrada, é servido um choripan com chimichurri de tucupi. O prato principal é um flat iron — corte especial da paleta bovina — acompanhado de arroz cremoso e batatas chips. Para a sobremesa, um pudim de cupuaçu com cumaru.
A segunda parada da reportagem foi no Delícias du Pará, comandado por Rubenita Sampaio, 52, que criou uma receita especialmente para o festival. “O evento trouxe muita visibilidade para o restaurante e muito retorno. Muitos clientes novos vieram até aqui dizendo que descobriram o lugar por conta do Festival”, comemora. Segundo ela, o sucesso foi imediato. “No primeiro dia quase tive que ir para a cozinha ajudar a equipe. Saíram cerca de 80 pedidos”, relembra.
O menu do Delícias du Pará começa com uma entrada de camarão-rosa empanado na crosta de jambu, acompanhado de geleia de tucupi e jambu crispy. O prato principal traz 200 gramas de filhote grelhado, arroz de maniçoba, camarão-rosa grelhado e redução de tucupi. Para finalizar, a sobremesa é um creme de farinha de tapioca com calda de açaí e castanha-do-pará.
Rubenita planeja expandir o negócio, abrindo uma filial em Ananindeua, e acredita que a participação no festival ajudará a divulgar o empreendimento para novos públicos. Sobre o caráter competitivo do evento, ela acredita que o conjunto de sabor, atendimento e ambiente será decisivo. “Acho que cada participante está dando o seu melhor. Não é só o sabor que conta, mas o conjunto todo: ambiente, atendimento e experiência”, reflete.
A advogada Brena Montes, 31, aproveitou o domingo à noite para levar os pais, Gerson Cordovil e Teila Lima, ao restaurante. Ela escolheu visitar um dos estabelecimentos da Marambaia especialmente por conta do festival. “Ficamos em dúvida entre este e o Churrasco de Quintal. Pesquisei na programação e, como este estava mais próximo de casa, optamos por aqui. Não queríamos ir até o centro hoje. Mas o que mais chamou atenção foi o preço”, relata Brena. A programação completa está disponível em estrelaazul.dol.com.br, onde também é possível votar nas melhores receitas. Os três primeiros colocados participam de um podcast do Diário e do DOL e ganham posts especiais nas redes dos veículos. O evento tem patrocínio de Doratta, Sebrae, Claro e Grupo Líder.
*Repórter: Pedro Alvarez