Alexandre Nascimento
A aposentada Maria Ferreira, 65 anos, tinha o desejo de pegar a estrada rumo às praias e balneários do Estado, mas a realidade, pelo menos no penúltimo final de semana das férias, foi em Belém. E ela aproveita os espaços abertos da cidade, como ao redor do Bosque Rodrigues Alves, para realizar sua prática rotineira de atividades físicas.
“Na verdade, sou uma praticante de atividades físicas há muito tempo, não importa o período do ano. Mas, nessas férias, como não irei viajar, terei mais prazer para praticar meus exercícios, seja caminhando ou na academia, principalmente porque tem menos pessoas indo, já que a maioria viajou”, declarou Maria Ferreira.
Assim como a aposentada, outras pessoas que estão em Belém nas férias escolares, ocupam os espaços públicos, principalmente para a prática de exercícios físicos. “Sempre dizem que quem não viaja, vai para as festas na cidade. Outras pessoas podem até fazer isso, mas eu irei aproveitar para me exercitar”, disse Ramon Queiroz, 28 anos, eletricista.
O Portal da Amazônia foi um dos locais visitados pela equipe do DIÁRIO do PARÁ. Entre as pessoas que se divertem e comem, o espaço é tomado por praticantes de exercícios físicos, em grupos ou sozinhos. “Nada melhor do que aproveitar esses espaços, fazendo esses exercícios. Uma praia seria boa, mas até lá estaria fazendo minha corrida, então, claro que na cidade não deixaria de vir correr”, declarou Amarília Alves, 33 anos, contadora.
A Praça Batista Campos, sobretudo na parte onde possuem aparelhos de ginástica e mais iluminação, é outro local visitado por pessoas que gostam de se exercitar. “As férias são escolares, como não estudo mais e trabalho, é um mês normal para mim. Como criei o hábito de malhar, vou além da academia e sempre venho na praça também. O importante é se exercitar”, disse Weric Almeida, 22 anos, promotor de vendas.
O jovem Yan Talis vai aproveitar o último final de semana das férias em Mosqueiro, mas irá se deslocar para o distrito com a atividade física que mais gosta, pedalando. “Peguei esse hábito do meu pai, pedalo pelo menos 3 vezes na semana. E não vou deixar de fazer isso nem nas férias, porque vou para Mosqueiro com outros amigos de bicicleta, porque a melhor maneira de curtir as férias é se exercitando também”.