Grande Belém

Feira Braille' celebra o Dia Nacional do Sistema Braille nesta segunda-feira, 8

 A Comissão Brasileira do Braille (CBB) da Secadi acompanha e atualiza o uso e aplicação do Sistema Braille, utilizado no Brasil em todas as áreas do conhecimento. Foto: Canva
A Comissão Brasileira do Braille (CBB) da Secadi acompanha e atualiza o uso e aplicação do Sistema Braille, utilizado no Brasil em todas as áreas do conhecimento. Foto: Canva

O Dia Nacional do Sistema Braille, celebrado em 8 de abril, marca o nascimento de José Alvares de Azevedo, o primeiro professor cego do Brasil. Azevedo trouxe da França e divulgou amplamente o sistema de leitura e escrita que é utilizado por milhões de pessoas cegas e com deficiência visual em todo o mundo. A data não apenas homenageia Azevedo, mas também nos convida a refletir sobre os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e a importância contínua de produzir obras em relevo, garantindo-lhes igualdade de oportunidades para ler e aprender.

O Sistema Braille, criado pelo francês Louis Braille em 1837, é uma obra magistral que já tem quase 200 anos. Desde então, tem sido uma ferramenta vital para abrir as portas do conhecimento e da cultura para as pessoas com deficiência visual.

Para celebrar essa data importante, na próxima segunda-feira (8), às 9h, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizará a “Feira Braille” que oportunizará vivências e trocas de experiências entre profissionais da instituição e a comunidade assistida.

A programação contará com exposição de recursos de escrita Braille; apresentação musical com reabilitando do Centro; vivência de pessoas com deficiência visual; arte para pessoa cega ver; e roda de conversa que abordará o tema: “Atendimento à pessoa com deficiência.

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.