Wesley Costa
O dia da Páscoa é uma ótima oportunidade para se refletir a fé e a espiritualidade, mas também para reunir familiares e amigos nessa que é uma das celebrações mais importantes para a comunidade católica. O momento também pede aquele delicioso almoço que tem como tradição o pescado no prato principal. Mas você já pensou em fazer uma combinação de peixe e mariscos? O prato que ganhou um toque paraense é a dica para esta Sexta-feira Santa ou para o domingo de Páscoa.
A receita que leva dourada frita e caranguejo é uma criação da chef de cozinha Eliana Ferreira, conhecida por oferecer seus pratos mais que regionais na feira do Ver-o-Peso, em Belém. O prato é um dos mais pedidos no box e, também, no novo restaurante da boiera.
Ela conta que tem se desdobrado para dar conta dos pedidos nessa época do ano, sem deixar o amor pela cozinha que é o melhor tempero de todos, dia ela. Além disso, a dourada na casquinha de caranguejo, como foi batizado, é um prato de fácil e rápido preparo.
“Qualquer pessoa é capaz de fazer e quem faz não se arrepende. A parte mais demorada é cortar os temperos, porque eles precisam estar em um tamanho menor mesmo. Fora isso, é uma receita muito simples e que cada pessoa pode ir adaptando para dar aquele toque especial, um sabor a mais e, assim, agradar e surpreender todo mundo que for reunir em casa nessa Páscoa”, garante.
Além da parte mais cuidadosa com os cortes do peixe e temperos, saber escolher os ingredientes da receita também é algo que merece uma atenção maior. “Nesse caso, eu mesmo gosto de ir às compras para pesquisar os melhores valores e também, escolher produtos fresquinhos. Isso é muito importante para esse preparo, pois é algo que também vai fazer muita diferença no sabor final do prato”, destacou Eliana.
Então, vamos para os ingredientes e modo de preparo da dica especial dada pela chef Eliana.
RECEITA
INGREDIENTES
l 4 kg de dourada
l 1 kg de massa de caranguejo
l Óleo
l Azeite
l 6 limões
l 1 tomate
l 1 cebola
l 1 pimentão
l Trigo (para empanar)
l Sal a gosto
l Alho
l Azeitonas
MODO DE PREPARO
l 1. Corte o peixe em postas ou se preferir, opte pela compra do filé. Após isso, lave as peças com bastante limão. Deposite o peixe no vinhadalho preparado com sal, alho e o suco de limão. Reserve e deixe o tempero agir.
l 2. Enquanto isso, em uma frigideira, acrescente o óleo e deixe esquentar bastante. Retire as postas de peixe do vinhadalho, passe na farinha de trigo e coloque para fritar até ficar completamente dourado. Retire da frigideira, escorra o excesso de óleo e reserve.
l 3. Em outra panela, vamos para o preparo da casquinha de caranguejo. Mas antes de tudo, você vai precisar lavar a massa com limão e cortar os temperos (cebola, tomate, pimentão e azeitonas) em cubos e amassar o alho.
l 4. Já na panela, acrescente o azeite e a cebola para fazer um refogado. Aos poucos vá adicionando os demais ingredientes seguindo a ordem: pimentão, tomate e caranguejo. Deixe refogar mais um pouco e, em seguida, coloque sal e limão a gosto. Se preferir, é possível adicionar outros temperos como o cheiro-verde e chicória.
l 5. Por fim, acrescente as azeitonas cortadas, teste o ponto do sal e reserve.
MONTAGEM DO PRATO
l 1. Escolha o modelo de prato que mais lhe agradar e comece colocando o peixe frito.
l 2. Em seguida, despeje uma porção do caranguejo em cima das postas.
l 3. Para completar o prato, sirva como acompanhamento o arroz, farofa, vinagrete e uma porção de cebola frita. Esse preparo rende até 10 porções.