Trayce Melo
Milhares de pessoas foram à Base Aérea de Belém, neste domingo (24), para prestigiar a exposição “EXPOAER: Portões Abertos 2024”. Desde o início da manhã até o fim da tarde, o local ficou lotado de visitantes. Segundo a organização, cerca de 60 mil pessoas circularam pela Base durante a ação gratuita.
Por volta das 15h, milhares de pessoas se deslocavam para próximo das pistas, onde se concentram as atrações. Alinhadas, cerca de 10 aeronaves, entre aviões e helicópteros, estavam à disposição dos visitantes. Era possível conversar com os pilotos e até mesmo sentar em um dos assentos.
“Além dos aviões, dos helicópteros, a gente fala sobre o ingresso nas forças armadas, nas forças auxiliares. É um momento bem importante para nós, essa divulgação. Uma característica da Base Aérea de Belém é que nós temos as três forças voando aqui na base, então nós temos um esquadrão do Exército, nós temos dois esquadrões da Força Aérea e temos um esquadrão de helicópteros da Marinha, então vocês vão poder ver os helicópteros do Exército, as nossas aeronaves, aeronaves civis, que também estão prestigiando esse evento”, salientou o Coronel aviador Rodrigo Gorett Piedade.
CAÇA
Mas a grande atração deste ano foi a apresentação do Saab F-39 Gripen, novo caça da Força Aérea Brasileira (FAB). “Com essa máquina aqui, a gente conseguiu realmente chamar mais o público. É uma aeronave de última geração, é o novo caça da Força Aérea. Ela está aqui em Belém fazendo alguns ensaios de voo e a expectativa de público não poderia ter sido melhor”, pontuou o Comandante da Base Aérea de Belém, Coronel aviador Rodrigo Gorett Piedade.
A exposição de aeromodelismo e de carros antigos, as atrações regionais e culturais, a tradicional banda de música da Base Aérea de Belém e os stands de equipamentos militares foram apenas algumas das atrações que encantaram crianças e adultos. Além disso, uma praça de alimentação e um espaço infantil com brinquedos infláveis e brinquedoteca, foram montados nos galpões.
O estudante Thomas Cruz, de 25 anos, levou a namorada Diuvane Costa, 24, e o sobrinho Ronnie Cruz, 7, para conhecer o evento. “Tem que ter mais atrações como essa em Belém, com atividades para a família toda. É a primeira vez que nós viemos e está sendo muito bom. Meu sobrinho de 7 anos adora aeronaves. É uma tarde que está sendo muito proveitosa para todo mundo”, disse Thomas Cruz.