Grande Belém

Exército promove Feira da Empregabilidade em Belém

Exército promove Feira da Empregabilidade em Belém Exército promove Feira da Empregabilidade em Belém Exército promove Feira da Empregabilidade em Belém Exército promove Feira da Empregabilidade em Belém
Exército promove Feira da Empregabilidade Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Exército promove Feira da Empregabilidade Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Diego Monteiro

Durante a manhã e a tarde de ontem, o Comando Militar do Norte (CMN) promoveu a primeira Feira de Empregabilidade, evento este que ocorreu no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), localizado no bairro do Souza, em Belém. A iniciativa foi direcionada a militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira que finalizaram o serviço militar e estão em busca de emprego.

Segundo o coronel Ricardo Gibson, coordenador do projeto Soldado Cidadão, a ação visa conectar empregadores e candidatos, facilitando o processo de contratação por meio do contato direto com as instituições. “Durante o serviço militar muitos saem sem capacitação. Então oferecemos treinamento para que tenham oportunidade de trabalho tanto dentro da Força como no mercado em geral”, disse.

“Fizemos um pré-cadastro online onde tivemos mais de 300 jovens inscritos. Além disso, vários outros militares compareceram para buscar mais informações sobre a iniciativa, mas também sobre as empresas que aqui estiveram. Estamos com um olhar bem otimista para o resultado da Feira de Empregabilidade, tanto que do total, estimamos que pelo menos 200 saiam daqui encaminhados”, acrescentou o coronel.

No evento, diversas empresas, parceiras e membros do Sistema ‘S’ montaram seus estandes e apresentaram várias ofertas de emprego, além de uma série de cursos de capacitação, troca de experiências e informações para os jovens. Entre as organizações presentes, cada uma representou um setor diferente no mercado paraense, como saúde, alimentício, indústria e ainda rede hoteleira.

Katia Vilhena é gerente de recursos humanos da Oncológica do Brasil e assegurou que eventos como esse fortalecem o mercado como um todo. “É um momento para conhecer novos talentos e possíveis candidatos à nossa empresa. Estamos abrindo duas unidades, uma em Porto Velho e outra em São Paulo, mas estamos presentes no Pará, Macapá e Manaus, então sempre precisamos de pessoal para trabalhar”.

Miquael Lopes, 21, afirmou que estava indeciso quanto ao que fazer após o serviço militar, mas que encontrou na programação mais clareza sobre as escolhas. “Vou me especializar, fazer cursos e crescer profissionalmente e em conhecimento. Mas aproveitei a oportunidade também para deixar meus dados nas empresas que estiveram aqui para quem sabe ingressar no mercado o quanto antes”, concluiu.