Even Oliveira
Neste sábado, 15, o Coletivo Autista do Pará realizará a 2ª edição de um evento comemorativo ao Dia do Orgulho Autista, que é celebrado mundialmente em 18 de junho. O encontro promete ser um marco para a comunidade autista e seus familiares, e é integralmente organizado e apresentado por pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A programação acontecerá de 9h às 18h, no auditório Paulo Freire da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
O evento contará com uma série de palestras e rodas de conversa, abordando temas cruciais para a comunidade TEA. Entre os tópicos em destaque estão os hiperfocos autistas, que abordam as características daqueles que demonstram forte aptidão pelas artes, outros pelas áreas de robótica, assim como políticas internacionais, e serão abordados na primeira mesa redonda; a segunda mesa tem como tema a judicialização sobre tratamentos e consultas contra os convênios de saúde, levantando a discussão sobre planos de saúde que estão cancelando contrato de pessoas com alguma deficiência.
James Thiago Cruz, membro fundador do Coletivo Autista do Pará, compartilhou que a iniciativa é pioneira, sendo amplamente desenvolvida por pessoas autistas de todas as áreas de formação. “É esse o grande diferencial. Essa ideia surgiu justamente da nossa frustração de que a maioria dos eventos sobre autistas deixam os próprios autistas de fora”, explica.
A iniciativa surgiu depois de análises da primeira edição do evento, quando o Coletivo se formou a partir do apoio da ONG Amora, uma Associação de Mães de Pessoas Autistas. Para James, a 2ª edição é “um grande marco para a sociedade à medida em que fortalece o protagonismo das pessoas autistas”.
Como uma oportunidade de promover o diálogo e a conscientização em prol de uma sociedade mais inclusiva, a celebração é um passo rumo à valorização do reconhecimento potencial. “Os autistas não são inválidos, são capazes. A neurodiversidade nos fortalece. Esse evento serve justamente para mostrar à sociedade e o poder público que os autistas precisam ser incluídos em todos os debates e políticas públicas”, pondera James.
Outro ponto alto do evento será o engajamento nas lutas climáticas e sustentabilidade, incluindo o lançamento de uma ONG dedicada à causa. Além das palestras, o evento também promoverá momentos de convivência e integração, fortalecendo os laços dentro da comunidade e promovendo um ambiente de apoio mútuo. Cerca de 150 pessoas participaram da primeira edição do encontro. Para este ano, James expressa que a expectativa é ainda maior, com a previsão de 180 participantes.
Inscrição
Quanto à inscrição para o evento, James enfatizou que não há requisitos específicos, e as inscrições são gratuitas e abertas a todos os interessados. Para aqueles que desejam receber um certificado de participação, as inscrições serão realizadas no local do evento, com certificação de duração de 8 horas.
Serviço
2ª Edição do evento em alusão ao Dia do Orgulho Autista
Data: 15 de junho
Horário: de 9h às 18h
Local: Uepa da Djalma Dutra – Auditório Paulo Freire | bairro do Telégrafo
Inscrições: gratuitas e feitas no local.