Moradores e visitantes do município de Melgaço, no arquipélago do Marajó, agora contam com um novo Terminal Hidroviário de Passageiros. O equipamento público foi entregue oficialmente pelo Governo do Estado nesta quinta-feira (23). A nova estrutura vai garantir mais segurança e conforto para quem precisa embarcar e desembarcar na cidade, beneficiando diretamente cerca de 28 mil pessoas.
Este é o 24º equipamento hidroviário entregue, desde 2019, pela gestão estadual, sendo o 9º terminal hidroviário entregue apenas na região do Marajó. Durante o ato de inauguração, o governador Helder Barbalho falou sobre mais esta obra entregue para beneficiar a população marajoara.
“Hoje chegamos a 24 terminais hidroviários construídos pelo Estado durante o nosso Governo. Aqui no Marajó este é o 9º terminal hidroviário. Chegamos a nove cidades que antes não tinham um terminal digno e que agora passam a ter. Estamos avançando com outros terminais que estão em construção, nos municípios de Breves, Portel, Soure, Salvaterra, Anajás, Oeiras e Chaves. Portanto, vamos chegar ao final deste Governo com todas as cidades do Marajó tendo um terminal digno. Parabéns por esta bela entrega”, declarou o governador do Pará.
Estrutura – O projeto de reconstrução do Terminal Hidroviário de Melgaço garantiu uma nova e moderna estrutura, com quiosques e banheiros, guichês para a venda de passagens, lanchonete, lojas, depósitos, salas de administração e guarda-volumes, além de espaços exclusivos para órgãos de cultura e turismo. O espaço também possui uma área de urbanização com 130 metros quadrados e novas instalações elétricas, além de um novo reservatório de água e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Para o embarque e desembarque de insumos e passageiros foi instalado um conjunto naval moderno e seguro, composto por rampa metálica de 22 metros de comprimento e flutuante, ambos cobertos e iluminados, além de sinalização de segurança, acessibilidade e dispositivos de combate a incêndio. Também foi feito o reforço estrutural do píer de concreto e passarelas já existentes.