Grande Belém

Espaço São José Liberto abre para visitação na Semana Santa. Veja o horário!

As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone/WhatsApp (91) 9 8126-8355.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo telefone/WhatsApp (91) 9 8126-8355. A ação também contará com a participação de lojistas que atuam no interior do ESJL, para incentivar o uso de embalagens sustentáveis, a economia criativa, alinhando práticas ambientais com a redução do uso de sacolas plásticas. Durante o curso, mestre Pirias irá repassar técnicas de manuseio da matéria-prima Miriti, como corte, lixamento, modelagem, colagem, pintura e montagem das peças. A diretora de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Serviços (DDCIS/Sedeme), Sharry Brom Rodrigues, reforça a importância de promover e valorizar os saberes tradicionais, além de incentivar o uso de embalagens sustentáveis, destacando ainda, a necessidade de estimular a comercialização desses produtos, criando oportunidades de mercado e fortalecendo cadeias produtivas locais. Assim, busca-se promover uma integração harmoniosa entre o crescimento econômico, a sustentabilidade e a valorização cultural. De acordo com dados da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas, a Fapespa, os empregos formais na economia criativa corresponderam a 3,4% do total de vínculos formais em 2022. No período entre 2012 e 2022, no Pará, houve um crescimento no número de empregos formais no setor criativo, com 33.099 vínculos registrados em 2012 e 42.931 em 2022. Isso representa um aumento de 29,7% ao longo de dez anos e de 23,9% em comparação com 2021. Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o setor cultural está entre os setores que mais crescem no mundo, respondendo por 6,1% da economia mundial. O faturamento da indústria cultural e criativa é de US$ 2,25 bilhões anuais e quase 30 milhões de empregos no mundo. Mestre Pirias - Josias Plácido Alcântara Silva, o Mestre Pirias trabalha há 45 anos com artesanato de Miriti, já participou de feiras nacionais e internacionais promovidas pelo Sebrae, PAB e ApexBrasil, levando o Miriti e a cultura amazônica para o mundo. Ao longo de sua trajetória, conquistou grandes prêmios, como o tricampeonato do Prêmio Top 100 de Artesanato do Sebrae Nacional. Atualmente, ele está à frente, juntamente com uma comissão, do Coletivo Amazônia Sustentável Pará, projeto que quer capacitar e conectar pessoas que, assim como ele, acreditam na força do artesanato e da economia criativa. Além disso, o mestre ministra cursos, como o de embalagens sustentáveis de miriti e outros, com foco na tradição e na responsabilidade ambiental. O curso é realizado em parceria com o Coletivo Amazônia Sustentável Pará, Miriti Amazônia e HB Design. Serviço: O curso "Embalagens Sustentáveis em Miriti" acontecerá no dia 19 de março, das 9h às 17h, no Espaço São José Liberto, na Praça Amazonas, s/n, bairro Jurunas, em Belém. Informações e Inscrição: (91) 98126 8355.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme) informa que o Espaço São José Liberto (ESJL) não abrirá, na Sexta-feira da Paixão de Cristo, em 29 de março, e no domingo de Páscoa (31). No sábado (30), o ESJL estará funcionando das 10h às 18h.

Em Belém, o Espaço São José Liberto na Praça Amazonas, no bairro do Jurunas, é uma referência cultural, turística e patrimônio arquitetônico da cidade. Entre as atrações, destaque para o Jardim da Liberdade (com gemas minerais), a Capela São José (com o Cristo suspenso), o anfiteatro Coliseu das Artes (para apresentações culturais), a Casa do Artesão, com a venda de artesanatos regionais, Espaço Gourmet, lojas de venda de joias do Programa Polo Joalheiro do Pará, e a Sala Cinzeiro (memorial da época em que o espaço abrigou o Presídio São José).

Tanto as joias quanto as peças artesanais, de moda e acessórios comercializadas no São José Liberto, valorizam a matéria-prima da rica biodiversidade amazônica e mão de obra locais.

O Espaço São José Liberto fecha toda segunda-feira para os devidos serviços de manutenção.