Grande Belém

Entenda o que pode ter derrubado samaumeira centenária em Nazaré

A Semma deverá realizar uma perícia para identificar o que motivou a queda de parte da árvore que mede cerca de 25 metros de altura e tem 150 anos. Foto: Celso Rodrigues
A Semma deverá realizar uma perícia para identificar o que motivou a queda de parte da árvore que mede cerca de 25 metros de altura e tem 150 anos. Foto: Celso Rodrigues

Por volta de 4h30 desta segunda-feira, 6, um dos galhos da samaumeira centenária localizada dentro da Praça Santuário, no bairro de Nazaré, caiu para o lado da Rua D. Alberto Gaudêncio Ramos esquina com a avenida Generalíssimo Deodoro e em seguida outros começaram a cair segundo relatos de moradores e pessoas que trabalham na área.

Assim que tomou conhecimento do ocorrido a Prefeitura de Belém deu início aos trabalhos de retirada da parte do vegetal que está obstruindo a circulação na Generalíssimo Deodoro.

Uma equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) iniciou os trabalhos de retirada dos galhos às 8h30, enquanto agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) interditaram o trânsito na Avenida Generalíssimo Deodoro entre as Avenidas Braz de Aguiar e Nazaré para que o trabalho de retirada do vegetal pudesse ser feito.

Segundo informações prévias coletadas pela Secretaria, o problema pode ter ocorrido devido a uma infiltração na parte superior da árvore, o que teria encharcado o galho, que veio a apodrecer e cair. Foto: Celso Rodrigues

A Semma deverá realizar uma perícia para identificar o que motivou a queda de parte da árvore que mede cerca de 25 metros de altura e tem 150 anos. Segundo informações prévias coletadas pela Secretaria, o problema pode ter ocorrido devido a uma infiltração na parte superior da árvore, o que teria encharcado o galho, que veio a apodrecer e cair.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Sérgio Brazão, acompanhou os trabalhos de retirada da árvore nesta manhã e disse que a samaumeira  foi vistoriada pela equipe técnica da Semma em outubro de 2022 durante a operação Círio de Nazaré e, na ocasião, nenhum problema foi encontrado no vegetal.

Ele reforça que a queda de árvores da espécie samaumeira é algo muito raro e que nunca antes havia sido registrado em Belém pela Semma. O Secretário informou ainda que as vistorias em árvores da espécie samaumeira vão ser intensificadas.

A queda de árvores da espécie samaumeira é algo muito raro e que nunca antes havia sido registrado em Belém pela Semma. Foto: Celso Rodrigues

A Semma decidiu remover integralmente o vegetal  e  plantar uma nova árvore da mesma espécie no local. A decisão se deu porque a queda dos galhos afeta o equilíbrio da samaumeira, o que pode oferecer risco à população. A retirada completa da samaumeira deve levar algumas semanas devido ao tamanho da árvore. (Com informações da Agência Belém)