Alexandre Nascimento
Os ensaios para a apresentação da encenação Paixão de Cristo de Canudos, estão intensos. A motivação se deve a tradição deste evento, que este ano estará em sua 41ª edição que o faz ser considerado o principal espetáculo teatral sobre a morte e ressurreição da morte de Jesus Cristo, em Belém, baseado nos ensinamentos cristãos.
A encenação deste ano será “Paixão de Belém – Paixão Justiça Social”, que terá inicialmente a pré-estreia da apresentação no próximo dia 27, na Paróquia São José Queluz. A exibição principal acontece no dia 29 de abril, a Sexta-Feira Santa, quando as encenações se iniciam na quadra daquela paróquia e depois percorrem as ruas de Canudos, em representação a Via-Crúcis, que é o caminho percorrido antes da crucificação de Jesus.
“Estamos ensaiando desde janeiro, em ritmo intenso que envolve um cronograma baseado nas várias etapas e detalhes da história da morte e ressurreição de Jesus. No ensaio de hoje (ontem), por exemplo, foi dia do ensaio da caminhada da Via Sacra em que os personagens saíram pelas ruas caracterizados, inclusive, com o ator que interpreta Jesus carregando a cruz”, explicou Aluízio Freitas, coordenador do espetáculo.
Ainda de acordo com a coordenação, a preparação da Paixão de Cristo envolve mais de 100 pessoas, divididos entre atores, cenógrafos, figurinistas, sonoplastas, entre outras funções técnicas. “Nossos ensaios envolvem todas essas pessoas, e o que é legal é que a maioria deles faz parte da comunidade de Queluz, de Canudos”, concluiu Aluízio Freitas.
Serviço:
Paixão de Cristo de Canudos
Local: Paróquia São José de Queluz.
Endereço: Avenida Cipriano Santos, 311.
Datas e horas: 27 de março – Pré-estréia, 19h30/ 29 de março – apresentação oficial, 18h30.