Grande Belém

Enem 2023: candidatos terão ônibus de graça; frota será reforçada em Belém

A medida vale para as cidades que tiverem transporte coletivo regulamentado, que vão circular normalmente durante todo domingo (05).
A medida vale para as cidades que tiverem transporte coletivo regulamentado, que vão circular normalmente durante todo domingo (05).

Pelo terceiro ano consecutivo, todos os estudantes paraenses que farão as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (5) e no próximo domingo (12), terão direito à catraca livre no transporte coletivo urbano, mediante apresentação do cartão Passe Fácil estudantil. O incentivo foi anunciado pelo Governador do Estado, Helder Barbalho, por meio das redes sociais nesta terça-feira (31).

”O Governo do Estado vem anunciar que está sendo dada a isenção no transporte público para todos que vão participar do Enem 2023. Esta é uma iniciativa para estimular a participação, para que, cada vez mais, os nossos participantes façam a prova e mostrem o talento dos paraenses. Vamos mostrar que os paraenses são vitoriosos como uma grande nota do Enem”, ressaltou o governador Helder Barbalho.

A medida vale para as cidades que tiverem transporte coletivo regulamentado, que vão circular normalmente durante todo domingo (05). Para utilizar o benefício, o estudante deverá apresentar ao cobrador do coletivo, o cartão Passe Fácil estudantil, tanto na ida para prova quanto na volta para casa. O Pará tem quase 230 mil inscritos no Enem 2023, nos 144 municípios paraenses.

BELÉM

Nesta quarta-feira, 1º de novembro, a Prefeitura de Belém publicou o Decreto Nº 108.559/2023, no Diário Oficial do Município (DOM), que garante a gratuidade no sistema municipal de transporte coletivo por ônibus de Belém aos candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2023), nos dias de aplicação das provas do Exame.

Acesso à gratuidade

O decreto regulamenta o procedimento a ser adotado para a prestação dessa gratuidade aos candidatos que irão prestar o Enem. As linhas municipais regulares operarão sem cobrança de tarifa aos usuários, que comprovarem suas inscrições no Enem, nos dias 5 e 12 de novembro, no horário de 8 às 22 horas.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) orienta que, para garantir a gratuidade, os candidatos devem obrigatoriamente apresentar, ao cobrador, o comprovante de inscrição do Enem e documento de identificação com foto para que o mesmo possa efetuar a liberação da catraca.

Reforço

A Prefeitura de Belém, por meio da Semob, determinou às empresas de transportes públicos que reforcem a frota de ônibus nos dois domingos de aplicação da prova do Enem. Ou seja, que utilizem a frota total, que operam em dia útil, nos dois domingos consecutivos, nas datas da aplicação do exame.

A mdida se faz necessária para viabilizar o acesso tranquilo e seguro dos candidatos aos locais de provas, evitando atropelos e atrasos. Em todo o país, o Enem conta com mais de 3 milhões de inscritos, segundo informações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC). responsável pela aplicação do exame. A capital do Pará teve 60.319 candidatos inscritos no exame.

Fique atento aos horários

Nos dois dias de provas, os portões serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, no horário de Brasília. O início das provas está previsto para às 13h30. Já o horário de término das provas no primeiro dia, será às 19 horas e, no segundo dia, às 18h30. O resultado está previsto para 16 de janeiro de 2024 (regular) e 16 de março de 2024 (treineiros).