Pará

Enem 2022: RG será emitido de graça e na hora neste sábado (12/11). Veja os locais

Não é preciso agendamento para o atendimento, basta apenas a apresentação do comprovante de inscrição nas provas do Enem 2022. Foto: Agência Pará
Não é preciso agendamento para o atendimento, basta apenas a apresentação do comprovante de inscrição nas provas do Enem 2022. Foto: Agência Pará

A Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria de Identificação “Dr. Eneas Martins” (Didem), dará continuidade, neste sábado (12), à ação de emissão de carteira de identidade (RG) voltada para estudantes que irão participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que que estão sem a documentação.

Os atendimentos vão ocorrer de 8h às 16h, nos seguintes postos, em Belém e Ananindeua:

– Posto de Identificação de São Brás (Av. Gov. Magalhães Barata, nº 1123 – São Brás, Belém) – 200 atendimentos.
– Estação Cidadania Icoaraci (Rua Lopo de Castro, nº 78 – Cruzeiro, Icoaraci) – 150 atendimentos.
– Casa do Cidadão de Ananindeua (Rodovia BR-316, 1515 – Centro, Ananindeua) – 150 atendimentos.

Não é preciso agendamento para o atendimento, basta apenas a apresentação do comprovante de inscrição nas provas do Enem 2022.

A PC ressalta que a emissão do RG é gratuita para a primeira via. No caso da segunda via, a emissão também é gratuita mediante apresentação de Boletim de Ocorrência de roubo ou furto do documento. Caso não haja Boletim de Ocorrência e também a partir da terceira via, será cobrado um valor de R$35,33 para a emissão do RG. O valor poderá ser pago na hora da emissão.

Para a emissão do documento é preciso apresentar documento de certidão de nascimento, casamento ou divórcio (original e cópia), duas fotos 3×4, comprovante de residência e CPF. Menores de 16 anos devem estar acompanhados por um responsável legal.

A carteira de identidade também permite a inclusão de documentos opcionais que podem ser apresentados no momento da emissão, como título de eleitor, carteira de trabalho, PIS/PASEP, CNH, cartão SUS, certificado militar, tipo sanguíneo ou fator RH e Carteira de Conselhos (CREA, CRM, OAB, etc). Pessoas com deficiência deverão apresentar laudo médico para inclusão dos símbolos de cuidados no RG.