Os membros do Ministério Público do Pará definiram nesta quinta-feira, 1º de dezembro, o novo Procurador-Geral de Justiça para o biênio 2023-2025 e a composição do Conselho Superior do Ministério Público do Pará para o mandato de 1/1/2023 a 31/12/2024. O PGJ César Mattar Jr. foi reeleito com 308 votos.
A abertura oficial da votação foi realizada às 8 horas, pelo presidente da Comissão Eleitoral (CE), procurador de justiça Geraldo de Mendonça Rocha, acompanhado dos demais integrantes da CE, procuradora de justiça Dulcelinda Lobato Pantoja (membro) e da promotora de justiça Joana Chagas Coutinho (secretária), além de servidores designados para colaborarem com os trabalhos da eleição.
Um total de 325 membros, entre promotores e procuradores, estavam aptos a votar em todo Estado. Na votação para Procurador-Geral de Justiça foi registrada apenas uma candidatura, de forma inédita no Ministério Público, e 317 membros votaram.
“Hoje, o sentimento é de gratidão e reconhecimento de que o trabalho levado a efeito, até aqui, está surtindo os frutos desejados. Mas também um sentimento de responsabilidade. Minha recondução faz com que nós tenhamos em mente a necessidade de continuar e de duplicar os nossos esforços e o nosso empenho para manter o Ministério Público pujante, nessa magnífica obra de arquitetura que é a nossa instituição em todo o País”, disse o PGJ reeleito em seu primeiro discurso.
Confira o resultado da votação
1º. Cesar Mattar Jr: 308 votos
Voto em Branco: 9
O prazo para interposição de recursos é até sábado (3). Não sendo oposto nenhum recurso, o nome do candidato ao cargo de PGJ,. César Mattar Jr., será encaminhado ao governador Hélder Barbalho, para nomeação.
Confira o resultado da eleição para o Conselho Superior
1º Marcos Antônio Ferreira das Neves – 212 votos
2º Cândida de Jesus Ribeiro do Nascimento – 189 votos
3º Rosa Maria Rodrigues Carvalho – 146 votos
4º Francisco Barbosa de Oliveira – 145 votos
5º Nelson Pereira Medrado – 143 votos
6º Hamilton Nogueira Salame – 142 votos (suplente)
7º Maria do Socorro Martins Carvalho Mendo – 103 votos (suplente)
8º Raimundo de Mendonça Ribeiro Alves – 96 votos (suplente)
9º Leila Maria Marques de Moraes – 74 votos (suplente)
10º Luiz Cesar Tavares Bibas – 52 votos (suplente)
A proclamação do resultado ocorreu 5 minutos após a votação, que encerrou às 16h. A agilidade se deu devido o sistema utilizado ser eletrônico. Um relatório foi gerado com os votos computados. O presidente da Comissão Eleitoral, Geraldo Rocha, anunciou o resultado a todos os presentes no auditório do edifício-sede.