O Ministério Público do Estado (MPPA), por meio da Coordenadoria do Núcleo Eleitoral do MPPA e 2ª Promotoria de Justiça Militar, expediu as Recomendações Conjuntas nºs 03 e 04/2022 aos Comandantes Gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, respectivamente, para que determinem prontidão a todo efetivo de suas corporações no dia 30 de outubro, em razão do segundo turno das eleições presidenciais.
Assinam as recomendações os Promotores de Justiça José Edvaldo Pereira Sales (Núcleo Eleitoral) e Armando Brasil Teixeira (2º PJ Militar).
A medida foi tomada pelos integrantes do Ministério Público ao considerar o acirramento das disputas políticas que pode vir a acontecer durante o segundo turno das eleições presidenciais, que ocorrerá no próximo dia 30. No Pará, os eleitores devem retornar para escolher o próximo presidente da República. De um lado, o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), e do outro o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“O caráter preventivo das medidas expostas nas recomendações em tela a serem implementadas objetivam a salvaguarda de interesses, direitos e bens tutelados pelo Ministério Público”, pontuam os promotores de Justiça.
Os comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar devem informar, no prazo de 48h, resposta por escrito às recomendações em razão da urgência do pleito eleitoral. (Com informações do MPPA)