Grande Belém

Eleições 2022: seções de Belém tiveram mudanças. Saiba quais são!

 Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Pryscila Soares

Faltando três dias para o segundo turno das Eleições de 2022, marcado para o próximo domingo (30), o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) anunciou a mudança de local de 14 seções eleitorais, que, até o primeiro turno, funcionavam na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santa Luzia, na Sacramenta. Por motivo de interdição do prédio, as seções foram transferidas para outros três locais de votação no mesmo bairro.

O anúncio ocorreu em coletiva à imprensa realizada ontem (26) de manhã pelo TRE no Núcleo de Atendimento ao Eleitor (NAE), na Pedreira. Os eleitores que votavam nessa instituição de ensino, na 28ª Zona Eleitoral, precisam ficar atentos. De acordo com o Tribunal, as seções 120, 121, 122, 123, 434 e 463 funcionarão no Colégio Impacto – Unidade Senador Lemos, no It Center. Já as seções 532, 553, 560, 564 e 581 funcionarão na Paróquia São Sebastião.

E, por fim, as seções 582, 583 e 603 funcionarão no Instituto Catarina Labouré, também na Avenida Senador Lemos. Ao todo, 6.406 eleitores votam nas seções afetadas pela alteração de locais de votação. Além das mudanças nas seções da capital, também houve mudança de 15 seções no interior do Pará.

“Essas mudanças se deram principalmente em razão das escolas. Foi observado que não abrigavam boas condições de realização da eleição. Lembrando que essas escolas não são da Justiça Eleitoral, elas acabam sendo emprestadas por esse período curto e o Tribunal faz toda uma avaliação, desde o requisito de acessibilidade até a própria segurança para que os diretores não tenham nenhum tipo de transtorno”, pontuou o diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), Felipe Brito.

MUDANÇAS

Após o primeiro turno, o TRE recebeu um comunicado, encaminhado pelo diretor da instituição de ensino, que informava sobre o Auto de Interdição por Risco Iminente expedido pelo Corpo de Bombeiros, que atestou a “iminência de colapso estrutural”, tendo como resultado a interdição total da escola. A partir disso, o Tribunal iniciou o processo de transferência das seções para outros locais, conforme explicou a juíza eleitoral da 28ª Zona Eleitoral de Belém, Patrícia Moreira.

“Infelizmente, não conseguimos manter o local para que o eleitor tivesse o menor prejuízo possível e, também, não conseguimos que essas 14 seções funcionassem em um mesmo prédio. Passamos a visitar outros pontos próximos à escola e conseguimos transferir para três outros locais de votação, todos no bairro da Sacramenta. Estando entrando em contato com as rádios comunitárias, fazendo spots, e a coletiva hoje também é uma forma de dar ampla divulgação ao eleitor”, garantiu a juíza eleitoral.

Em caso de dúvidas, o Tribunal orienta ao eleitor que consulte o seu local de votação através do aplicativo e-Título, disponível nas lojas de aplicativos para os sistemas Android e IOS. Basta fazer o download gratuito do app, que consiste na versão digital do título de eleitor e indica o local de votação na tela de início. Para aquele eleitor que tiver dificuldade de encontrar a sua seção, o app possui um recurso de geolocalização, que vai guiar a pessoa até o local. Além disso, o eleitor também pode ligar gratuitamente para o Disque Eleitor 148.

SEGUNDO TURNO

De acordo com o diretor-geral do TRE-Pará, todas as urnas eletrônicas já estão preparadas para este segundo turno das eleições e, a partir de hoje, inicia a entrega de todos equipamentos pelo Estado, sendo por vias fluviais, terrestres e multimodal. “Essa logística será realizada até domingo de manhã para que às 8h comece a votação”, explicou Brito.

Mais de 6 milhões de eleitores do Pará estarão aptos a votarem no segundo turno das eleições. Os portões dos locais abrem a partir das 8h e a votação segue até às 17h. Vale ressaltar que a solicitação de voto em trânsito encerrou em agosto deste ano. Quem não realizou o procedimento e não vai estar no seu local de votação por motivo de viagem não poderá votar. Esse eleitor terá de justificar a ausência.

“Se o eleitor não votou no primeiro e não votar no segundo turno, ele precisará justificar as duas faltas. Se ele não votou no primeiro turno e gostaria de votar no segundo turno, ele pode fazer isso de forma normal, mas vai precisar, em algum momento, justificar a ausência no primeiro turno. A justificativa é muito simples. Ele pode baixar o aplicativo e-Título, pode acessar o site do Tribunal ou ainda ir a qualquer cartório eleitoral ou posto de atendimento”, orientou Felipe Brito.

 

ALTERAÇÃO SEÇÕES – 28ª ZONA ELEITORAL

– 14 seções eleitorais, que, até o primeiro turno, funcionavam na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santa Luzia, na Sacramenta. Por motivo de interdição do prédio, as seções foram transferidas para outros três locais de votação no mesmo bairro.

– Os eleitores que votavam nessa instituição de ensino, na 28ª Zona Eleitoral, precisam ficar atentos. As seções 120, 121, 122, 123, 434 e 463 funcionarão no Colégio Impacto – Unidade Senador Lemos, no It Center.

– Já as seções 532, 553, 560, 564 e 581 funcionarão na Paróquia São Sebastião, na Senador Lemos.

– As seções 582, 583 e 603 funcionarão no Instituto Catarina Labouré, também na Av. Senador Lemos.

 

SEGUNDO TURNO – ELEIÇÕES 2022

– Mais de 6 milhões de eleitores do Pará estarão aptos a votarem no segundo turno das eleições. Os portões dos locais abrem a partir das 8h e a votação segue até às 17h.

– Em caso de dúvidas, o Tribunal orienta ao eleitor que consulte o seu local de votação através do aplicativo e-Título, disponível nas lojas de aplicativos para os sistemas Android e IOS. Basta fazer o download gratuito do app, que consiste na versão digital do título de eleitor e indica o local de votação na tela de início. Para aquele eleitor que tiver dificuldade de encontrar a sua seção, o app possui um recurso de geolocalização, que vai guiar a pessoa até o local. Além disso, o eleitor também pode ligar gratuitamente para o Disque Eleitor 148.

– Pelo site www.tse.jus.br, clique no menu “Eleitor e eleições”, na barra superior da página. Depois, acesse “Eleições 2022” e, em seguida, consulta ao local de votação. Use os campos para pesquisar pelo nome ou número do título de eleitor ou CPF e clique em “Consultar”.

Documentos

– É necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto.

– O e-Título substitui o documento em papel e pode ser utilizado como identificação na seção eleitoral somente se estiver atualizado e com foto.

 

O que é permitido no dia?

– A Justiça Eleitoral permite a manifestação individual e silenciosa do eleitor no dia da votação para partidos, coligação ou candidato. Isso quer dizer que é permitido o uso de bandeiras, broches, adesivos e camisetas, desde que não provoque aglomerações.

– É proibida a propaganda eleitoral, como pedido de voto pelos candidatos, partidos ou coligações, distribuição de panfletos (conhecidos por santinhos) e outros materiais, abordagem ou mesmo aglomeração de simpatizantes.