Neste domingo, 1º de outubro, ocorre eleição para os novos conselheiros tutelares de Belém. Para o terceiro processo unificado do Conselho Tutelar de Belém, 40 novos conselheiros vão ser eleitos para um mandato que dura quatro anos. A votação acontece das 8h às 17h, em 61 espaços da cidade, entre eles estão escolas municipais e estaduais.
Eleitores que estão em situação regular na Justiça Eleitoral podem votar normalmente. Para exercer esse direito, basta se apresentar com CPF, documento original com foto (físico ou eletrônico) e comprovante de residência. Jovens entre 16 e 17 anos também podem votar. Para isso, os mesmos documentos precisam ser apresentados, com o comprovante de residência associado ao nome dos pais ou responsáveis legais.
O Conselho Tutelar tem o objetivo de garantir os direitos de crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade. Em Belém, existem oito Conselhos Tutelares, que cobrem todos os oito distritos administrativos da capital: Dágua, Daico, Daent, Dasac, Daout, Damos, Daben e Dabel.
“A defesa das crianças é, e sempre foi prioridade da nossa gestão, e a eleição dos conselheiros é democrática e com participação popular”, destacou o prefeito Edmilson Rodrigues. “Por isso tem todo o apoio da Prefeitura”.
Além da Prefeitura de Belém, o pleito conta com o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA) e do Ministério Público do Pará (MPPA).
A eleição é coordenada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdac) e soma 258 candidatos em 2023. Segundo Muller Maia, presidente do Comdac, as campanhas dos candidatos começaram dia 14 de agosto e encerram dia 30 de setembro.
“Os locais de votação estão pré-definidos. O Comdac coordena todo esse processo, desde o registro das candidaturas até a condução da votação”, explicou Maia.
No total, 258 candidatos concorrem a 40 vagas para novos conselheiros tutelares de Belém, de acordo com o Relatório de Candidatos por Distrito.
Pólos de votação: saiba onde votar!
Às eleições, o Comdac conta com total de 61 polos de votação em todos os oito distritos de Belém, sendo 310 urnas eletrônicas disponibilizadas para o pleito pelo TRE-PA.
Para mais informações, acesse o Portal do Comdac.