Diego Monteiro
Na manhã de ontem (17), doulas atuantes em Belém e outros municípios do Pará se reuniram na Praça da República, com o propósito de antecipar as celebrações do Dia Nacional da Doula, comemorado hoje (18). A ideia do grupo é chamar atenção da sociedade quanto a atividade da profissão e levar conhecimento sobre o assistencialismo emocional às mulheres grávidas.
A ação é uma iniciativa da Associação de Doulas do Pará (Adoupa), que promoveu uma série de atividades, como roda de conversa, dança circular e ainda, arte gestacional. “É preciso falar mais sobre essa profissão, já que dados mostram que a presença de doulas ajuda a diminuir em 50% os índices de cesáreas”, explica a presidente da Adoupa, Marluce Araújo. “A doula é uma profissional que trabalha na área de educação e na área da saúde, desenvolvendo um trabalho informacional, de técnicas de alívio da dor e, portanto, trabalhamos tanto no pré-parto, no parto e pós parto”, completou Marluce.
Beatriz Moraes, 23 anos, está grávida e foi ao local apoiar a ação. “Vim de Castanhal apenas para esse momento, pois, entendo que quando estamos grávidas percebemos que o cenário, os profissionais que lidam com as gestantes, nem sempre são tão simpáticos, cuidadosos, comprometidos com aquele momento da mulher e as doulas já tem todo esse cuidado o que deixa a gestação mais leve”.