Grande Belém

Domingo foi dia de passear nas praças de Belém

As praças da República e Batista Campos, no centro da capital, tiveram grande movimento de famílias que não viajaram e aproveitaram o dia ensolarado para confraternizar, passear e até fazer um piquenique. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.
As praças da República e Batista Campos, no centro da capital, tiveram grande movimento de famílias que não viajaram e aproveitaram o dia ensolarado para confraternizar, passear e até fazer um piquenique. Foto: Irene Almeida/Diário do Pará.

Trayce Melo

Ao longo dos finais de semana de julho, quem não viajou encontrou nas praças de Belém, uma boa alternativa para aproveitar cada momento com a criançada nas férias escolares e também a tranquilidade com toda a família.

A praça Batista Campos oferece a chance de brincadeiras e esportes ao ar livre, como andar de bicicleta, brincar de bola, estourar bolinha de sabão, e todas essas atividades em contato com a natureza. Aproveitando o dia ensolarado, Inês Barroso, técnica de enfermagem, tirou a manhã de domingo para levar o afilhado Francisco de 4 anos para brincar na praça. “Geralmente a gente não viaja em julho, porque é muito tumultuado. Por conta disso, a gente prefere ficar aqui”, diz. Ela também conta que a praça Batista Campos é um dos lugares favoritos do afilhado. “Ele ama essa praça, faz novos amigos e fica em contato com a natureza”.

Thaila Monteiro, enfermeira, mãe da Eva Maria de 3 anos, aproveitou a manhã de domingo para brincar de bolha de sabão com a filha. “A gente dá preferência em ficar na cidade, porque é o período que está mais tranquilo e acaba procurando esses espaços abertos, como aqui na praça para ela brincar, correr, fazer novas amizades e contemplar a natureza”, conta.

Já a Praça da República é um lugar de lazer e cultura juntos. Vale a pena um passeio entre os monumentos e construções históricas que fazem parte dessa praça, a começar pelo belíssimo Theatro da Paz, construído em 1878. Quem optar pela programação na Praça, também encontra a Feira de Artesanato em torno do calçadão, com uma variedade de produtos. Algumas pessoas aproveitam o dia para fazer um delicioso piquenique em família.

Foi o caso da Bruna Gaia, consultora, que trouxe a filha e reuniu as amigas que já não se viam a cerca de um ano para fazer um piquenique. “Estou acompanhada das minhas amigas. Faz tempo que não nos encontrávamos, por conta disso resolvemos fazer esse encontro aqui na praça em forma de piquenique. Cada uma trouxe algo para completar o nosso café da manhã”, explica.

Já Natália Noronha, mãe do Gabriel José de 5 meses, resolveu comemorar o mesário do filho com um piquenique em família. “A gente tinha idealizado uma praia para comemorar o mesário, mas neste período de julho às praias ficam lotadas, como estamos com crianças optamos por fazer um piquenique que seria mais tranquilo”, conta.