Alexandre Nascimento
O Dia de São Cristóvão será comemorado nesta terça-feira (25) e tem mobilizado os católicos devotos do padroeiro dos motoristas de táxi e demais rodoviários. Por conta disso, a Arquidiocese de Belém, promove a festividade ao santo em Belém, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, e no distrito de Mosqueiro, na Paróquia Nossa Senhora do Ó. A celebração também envolve homenagens por grupos de devotos, como o Amigos de São Cristóvão, formado por motoristas, que existe há 110 anos.
No Santuário de Fátima, a programação se inicia às 8 horas da manhã por meio de uma missa solene. Em seguida, a partir das 9 horas da manhã, os devotos saem em carreata até a paróquia Santo Agostinho, que fica na avenida Tucunduba, na Terra Firme, que vai reunir o grupo Amigos de São Cristóvão. “A maioria dos membros do grupo estará presente, para prestigiar nosso santo padroeiro de motoristas e viajantes”, disse Hermínio Calvino, organizador do grupo.
As homenagens também acontecerão em Mosqueiro, distrito de Belém, na paróquia Nossa Senhora do Ó, com a programação acontecendo a partir das 17 horas. O evento também contará com carreata e, novamente, com a presença do grupo de motoristas. “A organização da Arquidiocese conta com a nossa participação e, por isso, também estaremos presentes na celebração em homenagem a São Cristóvão, em Mosqueiro”, completou Calvino.
A motivação do grupo Amigos de São Cristóvão em participar dos eventos em homenagem ao santo se deve à tradição, uma vez que existe há 110 anos inicialmente como uma iniciativa de família. “Meu pai fundou o grupo em 1913, no bairro de Nazaré, e segue viva até hoje. Não temos uma sede, pois deixou de ser familiar e reúne devotos de todos os cantos de Belém para homenagear São Cristóvão, principalmente no dia dele que é comemorado amanhã (hoje)”, concluiu Hermínio Calvino.