Alexandre Nascimento
Restaurantes de Belém estão em clima de preparação para a comemoração do Dia das Mães, com cardápio, promoções e serviços. “O Dia das Mães é uma das datas comemorativas em que o ramo de alimentação fora do lar, principalmente os restaurantes, têm grandes lucros, tudo porque os filhos fazem desse momento o ‘dia de rainha’ de suas mães. Então, o setor realmente espera grande movimentação, o que indicaria também um meio de recuperação econômica após um período de pandemia que havia vetado essa data”, explicou Fernando Soares, assessor jurídico do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Pará (SHBRS-PA).
É nessa expectativa que o empresário Caio Guimarães prepara os dois restaurantes para atender ao grande número de clientes para a comemoração do Dia das Mães. “Baseado em outros anos, a busca pelos meus restaurantes é de grande procura, que nem precisa de promoção. A grande prova é que, para esse ano, começamos a fazer reservas hoje (anteontem) e 70% delas estão ocupadas”, disse o empresário.
Em um outro restaurante, que funciona na Estação das Docas, a expectativa é a mesma, mas a gerência do estabelecimento não vê a necessidade de fazer reservas para a comemoração da data.
“Não precisamos fazer reservas porque nos baseamos em anos anteriores e podemos afirmar que é a data comemorativa que mais recebemos clientes. Por exemplo, para esse ano, apenas no almoço das mães, esperamos cerca de 400 pessoas, enquanto que em domingos normais recebemos metade disso nesse mesmo horário”, declarou João Carlos Gomes, gerente.
A expectativa positiva não se limita apenas aos restaurantes da capital, mas se estende ao interior do Estado. “Estabelecimentos de cidades como Santarém, Salinas, entre outras cidades, que são filiados ao sindicato nos informaram que estão fazendo vários tipos de promoções, que incluem desde passeios a cafés da manhã, almoço e janta. Isso é possível, justamente pelo apelo que essa data possui”, concluiu Fernando Soares, assessor jurídico do SHBRS-PA.