Ana Laura Costa
A primeira novena do mês na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi realizada nesta terça-feira (2). Fiéis lotaram a igreja situada na Rodovia Arthur Bernardes, no bairro do Telégrafo, em Belém. No decorrer do dia foram realizadas 19 celebrações, que iniciaram às 6h e encerraram às 21h. De acordo com o padre Ezequiel Bridi, o momento marca ainda o Tempo Pascal – período litúrgico que segue 50 dias após o Domingo de Páscoa.
“O Tempo Pascal é o centro da nossa fé católica e, neste ano, nossa primeira novena caiu justamente no mês de abril, na semana Pascal, então vemos um grande número de devotos procurando o santuário como uma oportunidade para se preparar a fim de pedir perdão e, espiritualmente, se limpar da sujeira que é o pecado”, afirma o padre.
Ainda segundo o religioso, o momento espiritual ajuda com que as pessoas se aproximem mais de Deus. “Eu não tenho dúvidas que os devotos aqui encontram a casa da Mãe. Encontram acolhimento, paz espiritual. É muito comum eles responderem que se sentem acolhidos na igreja. Então, eles encontram Jesus Cristo, por meio da Mãe”, disse.
Devoção
Do lado de fora do Santuário, os devotos se revezavam em torno da gruta dedicada à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A dona de casa Leonor Vasconcelos, 70 anos, há anos não perde as celebrações dedicadas à santa. Neste ano, ela comenta que não tem muitos pedidos a fazer, somente agradecer pela saúde dos seus. “Sou muito grata à Nossa Senhora porque meus familiares estão bem, meus vizinhos estão bem, somente agradecer por tantas graças que ela já me concedeu. Estou levando essas garrafas com água para minha vizinha e outra para mim. Uso para beber e para molhar a cabeça com a certeza da bênção”, disse.
A devoção à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, que leva o devoto Nilson Cardoso, 68 anos, a estar todas às terças-feiras no Santuário, é herança da mãe, falecida há 30 anos. Morador do bairro de Canudos, ele conta que possui uma imagem da santa de aproximadamente 1 metro e 20 centímetros, no pátio de sua residência.
“Foi a primeira promessa que realizei quando conquistei as minhas coisas. As pessoas às vezes passam na frente de casa, pegam na imagem e rezam, isso é tudo. Minha fé em Nossa Senhora é muito linda, hoje eu só agradeço, não peço mais nada”, conta.